Faltam menos de quatro meses para aquele que é o maior evento político-cultural do País, a Festa do Avante!. Já para a semana, dia 29, a próxima edição do Avante! incluirá um suplemento com os artistas que actuarão nos palcos da Quinta da Atalaia nos dias 5, 6 e 7 de Setembro.
A Festa do Avante! está quase aí, do seu chão, durante o primeiro fim-de-semana de Setembro, brotarão três dias de música, debate político, artes plásticas, ciência, gastronomia, desporto, teatro, cinema, tradição, alegria e convívio, futuro. Os comunistas e os muitos amigos da Festa – dos mais jovens aos que contam já com mais edições na experiência –, têm o costume de lhe chamar «Terra dos Sonhos», mas é mais que isso: durante três dias, na freguesia da Amora, mesmo junto à baía do Seixal, surge uma terra em que o sonho de uma sociedade melhor se torna realidade.
Para tudo o que a Festa do Avante! é, conta muito a música, a arte, a cultura, o debate político, mas conta também o ideal que se torna concreto e a alegria, fraternidade, liberdade, solidariedade e os valores de Abril que lá se respiram enquanto tudo o resto acontece.
Mais razões fossem precisas para a decisão de a visitar, para a semana, a próxima edição do jornal Avante! trará consigo o Jornal dos Artistas onde se poderá ficar a saber que actuações animarão, em diversos palcos, os seus três dias de intensa e variada programação.
EP já à venda
EP quer dizer «Entrada Permanente». Chama-se assim porque não é um bilhete. Quando se compra um bilhete, compra-se um serviço, mas a Festa do Avante! são três dias durante os quais os comunistas e os amigos do PCP constroem para todos e que com todos querem partilhar. Esta construção tem custos e por isso a EP é, antes de mais, um título de solidariedade.
Se comprada antecipadamente, a EP custará apenas 34 euros e está já à venda. As crianças até aos 14 anos (inclusive) poderão entrar de forma gratuita se acompanhadas por um adulto portador de EP.
À venda, por 46 euros, está igualmente o Conjunto Avante! que inclui a EP, um saco de tecido com fecho, uma caneca de metal, um estojo e um pin.
Jornadas de trabalho
A Festa do Avante! é feita pelo trabalho voluntário dos militantes e amigos e não seria a mesma coisa se assim não fosse. Ao construir a Festa, experimentamos o valor e o poder do trabalho colectivo e uma verdadeira igualdade: o trabalho de cada um conta; sozinhos não podemos nada.
Este ano as jornadas arrancam no dia 28 de Junho.