CML volta a retirar ilegalmente propaganda política da CDU

A Câmara Municipal de Lisboa voltou a remover ilegalmente propaganda da CDU, desta feita um cartaz “outdoor” colocado na Avenida da República, na zona de Entrecampos. Para a Comissão Nacional de Eleições seguiu já uma queixa.

A CNE considera a retirada de propaganda um ataque à liberdade de expressão

A Organização da Cidade de Lisboa do PCP, em nota divulgada no dia 24, acusa a Câmara Municipal de Lisboa de ter removido «mais estruturas de cartaz “outdoor” da CDU, desta vez na Avenida da República (Entrecampos)». Tratou-se, explica, da remoção de propaganda eleitoral recentemente colocada com objectivo de apelar ao voto das populações na Coligação, já registada junto do Tribunal Constitucional, nas próximas eleições autárquicas de 2025.

Não é a primeira vez que tal ocorre, recorda o Partido. Já em Dezembro denunciara a remoção de uma estrutura “outdoor” do PCP (e outras, de várias forças políticas) da Alameda D. Afonso Henriques e, antes, a retirada de painéis de propaganda devidamente identificados na zona do Marquês de Pombal e no Prior Velho. Os comunistas de Lisboa denunciam que no lugar dos cartazes políticos surgiram painéis publicitários da JCDecaux, o que a Comissão Nacional de Eleições classificou, em parecer, como sendo um ataque ao direito de liberdade de expressão.

O PCP acusa a maioria liderada por Carlos Moedas de considerar que o espaço público «pode ser das empresas, mas não da liberdade democrática». A retirada de propaganda política é ilegal, independentemente de justificações. Mas os argumentos de Carlos Moedas são falaciosos: considera-se incomodado pela propaganda política, mas não pela ocupação abusiva do espaço público por mensagem comercial.

A 5 de Fevereiro deste ano, o PCP promoveu uma concentração na Praça do Município em protesto com a acção antidemocrática da maioria de direita e em defesa da liberdade de acção política.

 



Mais artigos de: PCP

Partido junto do povo por Mais Salários e Pensões, para uma vida melhor

Para a semana, de 2 a 5 de Junho, os comunistas estarão de novo nas ruas, locais de trabalho e serviços públicos por todo o País. Trata-se de mais uma jornada da acção nacional Aumentar Salários e Pensões, para uma vida melhor, para a qual estão já agendadas – até à hora de fecho desta edição do Avante! – cerca de 200 iniciativas.

Exposição sobre Camões no Fundão

Está patente até amanhã, 30, na Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade, no Fundão, a exposição “Camões, poeta do povo num mundo em mudança», organizada pelo PCP e que assinala o V Centenário do nascimento de Luís de Camões. Na inauguração, realizada no dia 13, intervieram José Oliveira,...

“Externalização” prejudica vigilantes que prestam serviço nas autarquias

Na mais recente edição do boletim Alerta Vigilante, o PCP denuncia os atropelos aos direitos dos trabalhadores em várias empresas do sector. Na Câmara Municipal de Lisboa (CML), informa, os vigilantes que transitaram da Powershield para a PSG «só receberem 2/12 do subsídio de Natal». Há também férias por gozar e a...