- Nº 2689 (2025/06/12)

Trabalho Voluntário e de Solidariedade com Cuba - Brigada José Martí de 15 a 30 de Julho

Internacional

A 52.ª Brigada de Trabalho Voluntário e de Solidariedade com Cuba José Martí realizar-se-á entre 15 a 30 de julho de 2025, no Campo Internacional Júlio Antonio Mella (CIJAM).
O programa é dedicado à comemoração do 65.º aniversário da constituição do Instituto Cubano de Amizade com os Povos (ICAP) e a data limite de inscrição é 15 de Junho.

Esta edição incluirá visitas a locais de interesse histórico, económico, cultural e social; intercâmbio sobre temas nacionais actuais; encontros com representantes de organizações da sociedade cubana; e outras actividades de trabalho e confraternização com o povo cubano.

Os participantes poderão testemunhar os efeitos da intensificação do bloqueio económico, comercial e financeiro dos EUA na vida quotidiana em Cuba e como, apesar de todas as dificuldades, o povo cubano continua firme na sua luta na preservação das conquistas sociais e defesa da Revolução.

A Associação de Amizade Portugal-Cuba (AAPC) apela à participação na Brigada José Martí, que constitui mais uma forma de demonstrar solidariedade com Cuba.

Também já foi publicada a convocatória para a Brigada Internacional de Solidariedade 65 Anos de Amor por Cuba, que decorrerá de 21 de Dezembro de 2025 a 3 de Janeiro de 2026. Para mais informações, contactar a AAPC: 962022208/ aapcuba@gmail.com.

Campanha a decorrer
Continua a decorrer a Campanha de Solidariedade “Por Cuba, fim ao bloqueio!”. Hoje, 12, realiza-se um arraial solidário na Casa Sindical de Lisboa (Avenida Álvares Cabral, 19). Participam representantes da Embaixada de Cuba em Portugal e Sandra Pereira, da Associação de Amizade Portugal-Cuba.

As contribuições financeiras no âmbito desta campanha deverão ser feitas para o seguinte IBAN: PT50 0033 0000 0058 0164 1169 7.

Um dos objectivos da campanha é a recolha de material escolar, brinquedos, medicamentos e material hospitalar, bem como equipamentos geriátricos, para serem depois enviados para Cuba. Há locais de entrega em vários distritos e a mesma deve ser feita preferencialmente com marcação prévia: