Avanteatro: qualidade, diversidade e o questionamento permanente
O Avanteatro contará, mais uma vez, com uma programação diversa que trará à Festa do Avante! companhias mais experientes e outras emergentes, profissionais do teatro de vários pontos do País e produções que dialogam com a actualidade a partir de abordagens criativas distintas e linguagens e temáticas variadas.
Em 2025, o teatro na Festa estará presente no palco mas também fora dele, com Mercado das Madrugadas, de Patrícia Portela, a ocupar as ruas da Atalaia e a convidar-nos a pensar que «o Amanhã é inevitável e começa hoje».
Os Possessos levam-nos a viver a história da luta pela liberdade durante o fascismo e após a revolução a partir de uma Rádio Clandestina. A Palestina marcará presença no programa do Avanteatro deste ano, com a companhia 100 Dramas a trazer a produção O Meu Nome é Rachel Corrie, relembrando que a ocupação e o massacre do povo palestiniano tem responsáveis e dura há várias décadas.
A peça infantil deste ano fica a cargo da companhia Historioscópio, que nos traz uma peça sobre a busca pela liberdade a partir de Caminho do Burro. Teremos ainda um reencontro com A Barraca, que representará O Príncipe de Spandau, uma ficção sobre a loucura de um condenado de Nuremberga após a derrota do nazismo e até à sua morte.
Mercado das Madrugadas
Co-produção PRADO e Rota Clandestina, Aveiro 24 e TNDMII
De: Patrícia Portela & convidados
Caminho do Burro
Historioscópio
Texto: Ricardo Alves e Samantha Jesus
Rádio Clandestina
Os Possessos
Texto e Direcção: Isabel Costa
O Meu Nome é Rachel Corrie
Companhia 100 Dramas
Textos: Rachel Corrie com adaptação de Alan Rickman e Katharine Viner
Tradução: Miguel Graça
Encenação: Rafael Balão
O Príncipe de Spandau
A Barraca
Texto: Hélder Mateus da Costa
Encenação: A Barraca
Interpretação: Gil Filipe