Ricardo Lume, dirigente do PCP e ex-deputado no Parlamento Regional da Madeira, é o candidato da CDU a presidente da Câmara Municipal do Funchal (CMF). A apresentação pública decorreu no dia 1 de Julho, num almoço-comício com mais de 200 participantes.
Edgar Silva, Coordenador Regional do PCP, destacou que a candidatura da CDU «afirma-se como um projecto abrangente, construído com base nos valores do trabalho, da honestidade e da competência».
«Com provas dadas ao longo dos anos, a CDU assume o compromisso de devolver o Funchal à sua população, após sucessivos mandatos marcados por políticas municipais que não têm respondido de forma eficaz aos reais problemas e aspirações de quem vive e trabalha na capital madeirense», salientou Edgar Silva, assegurando que com esta candidatura, a CDU «renova o apelo à mobilização dos funchalenses, para, juntos, construírem uma cidade mais justa, participativa e com futuro».
Por seu lado, Ricardo Lume referiu que «a população do concelho [do Funchal] enfrenta hoje desafios antigos e novos que exigem respostas rápidas e eficazes». «A candidatura da CDU aos órgãos autárquicos do concelho do Funchal é um projecto colectivo, baseado no trabalho, na honestidade e na competência. Um projecto com provas dadas, que assume o compromisso de devolver a cidade a quem cá vive e trabalha», reforçou, dirigindo-se aos trabalhadores e ao povo: «Ergueremos os alicerces para uma nova política democrática!».
Resolver os problemas
Para além de deputado no Parlamento Regional, onde desenvolveu uma intervenção centrada na resolução dos problemas da população e na defesa dos direitos dos trabalhadores, Ricardo Lume, estivador de profissão, já representou a CDU na Assembleia de Freguesia de Santo António.
Por seu lado, Herlanda Amado é a primeira da lista da CDU à Assembleia Municipal do Funchal, onde é eleita no actual mandato.