Cineavante: a vida, o mundo e os 100 anos de Vasco Granja

É diversificada e de qualidade a programação deste ano do Cineavante, com curtas e longas-metragens, ficção, documentário e muita animação: para lá da Monstrinha, este ano o centenário de nascimento de Vasco Granja terá o devido destaque.

Da programação do Cineavante consta uma homenagem a Vasco Granja

São cinco os filmes que compõem a programação do Cineavante. Diferentes nos seus múltiplos aspectos estéticos e técnicos, une-os uma mesma inquietação sobre o estado do mundo e os impactos concretos nas vidas de cada um. Localizado uma vez mais junto ao lago, e ao ar livre, o Cineavante continua a cativar os visitantes da Festa, que procuram também bom cinema.

A Monstrinha propõe 15 filmes e ao assinalar os 100 anos de Vasco Granja há mais animação, para os mais novos e para aqueles que o foram quando o homenageado era figura assídua na televisão.

 

Hanami

Denise Fernandes, Portugal, Suíça, Cabo Verde, 2024, 96’

Sinopse

Numa remota ilha vulcânica, de onde todos querem sair, a pequena Nana aprende a ficar. A mãe, Nia, que sofre de uma doença misteriosa, partiu logo após o seu nascimento. Quando Nana começa a ter febres altas, é enviada aos pés de um vulcão para ser curada. Lá, encontra um mundo suspenso entre sonhos e realidade. Anos mais tarde, quando Nana é adolescente, Nia regressa.

 

On Falling

Laura Carreira, Reino Unido, Portugal, 2024, 104’

Sinopse

Aurora é uma trabalhadora portuguesa num armazém de e-commerce, em Glasgow. Em turnos irregulares, o seu trabalho consiste em ir buscar encomendas de prateleiras e registar os códigos de barras. Presa entre os confins do seu local de trabalho e um apartamento partilhado, Aurora sonha em escapar desta vida de salários miseráveis e alienação social e encontrar um sentido para a sua vida. Marcado pelos azuis e cinzentos dos espaços industriais, o olhar persistente do filme mostra como as vidas dos trabalhadores são insignificantes perante forças económicas maiores e pinta um retrato íntimo e claro da precariedade financeira e social contemporânea.

 

Quando o Lobo Uiva

Rogério Queiroz, Portugal, 2025, 48’

Sinopse

Documentário que mergulha na voz de João Vieira, agricultor e activista. Através do ciclo agrícola do trigo Barbela, semente nativa símbolo da sua resistência, o filme evidencia as contradições do progresso, a erosão do mundo rural e a luta pela autonomia num sistema que subordina a terra e o alimento ao lucro corporativo. Num tempo de isolamento e incerteza, recorda-nos que sem soberania alimentar, não há liberdade possível.

 

Sabura

Falcão Nhaga, Portugal, 2025, 26’

Sinopse

Nesta história de amor, um jovem casal é confrontado com um futuro incerto. Entre a Europa e África, os dois reencontram-se em Lisboa, numa casa onde vivem outros imigrantes, e onde a distância e a proximidade irão testar a sua relação.

 

Terra de Pão, Terra de Luta

José Nascimento, Portugal, 1997, 68’

Sinopse

Produzido pela Cinequipa, com comentário de Vítor Matias Ferreira e locução de Joaquim Furtado, Terra de Pão, Terra de Luta é uma das produções de militância cinematográfica do período “pós-revolucionário”. José Nascimento, que no mesmo ano participou na produção colectiva da Cinequipa “Contra as Multinacionais”, filmou aqui o processo da Reforma Agrária. As palavras de ordem de partida são um slogan entretanto bem conhecido: “A terra a quem a trabalha!”

Cópia digitalizada pela Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência. Medida integrada no programa Next Generation EU.


Monstra à solta 2025: lugar aos mais novos

Este ano, a Monstrinha volta à Festa do Avante, em duas sessões. Todos os filmes serão dobrados em Português.

 

Filmes em exibição

O mercado nocturno

(Night Market)

Chenyi Zhu, Yingyu Zhu, Xinyu Sun, EUA, 2023, 4’

Sinopse

O Mercado Nocturno é uma curta-metragem de animação 2D que conta a história de uma menina que, no meio do isolamento da sua estadia no hospital, segue uma borboleta brilhante até um vibrante e místico mercado nocturno. Aqui, ela encontra criaturas peculiares e mágicas, começando a confrontar-se com os seus medos, a explorar a sua identidade e a redescobrir a sua força e a auto-aceitação.

Animanimusical

Julia Ocker, Alemanha, 2024, 3’

Sinopse

Os Animanimais querem criar um grande número musical, mas alguém ficou com as notas erradas.

Pequena Tuti – a vaca

(Tiny Toot – The Cow)

Maria Mac Dalland, Dinamarca, 2024, 7’

Sinopse

Uma vaca mastiga lentamente a sua ruminação num prado. A Pequena Tuti acaricia-lhe o focinho, que é macio e quente. O bebedouro da vaca está vazio, por isso Pixie encontra uma mangueira de jardim e enche o bebedouro para que a vaca possa beber. Uma patada de vaca cai na cabeça de Gato, pelo que a Pequena Tuti e a Fada têm de limpar Gato com a mangueira antes de poderem ir para casa.

Eu sou a Akiko

(I am Akiko)

Damir Romanov, Sérvia, Bósnia e Herzegovina, 2024, 7’

Sinopse

Akiko é uma rapariga invulgar. A sua imaginação é maior que este mundo, e a sua visão diferente do mundo mete-a muitas vezes em sarilhos. Isso não faz dela a aluna preferida da professora. O conflito entre elas aumenta quando Akiko responde ao tema da magia do inverno da forma mais invulgar durante uma aula de artes.

Mais alto! Comida

Bernardo P. Carvalho, Portugal, 2024, 3’

Sinopse

Comida é o primeiro single de Mais Alto!, a banda que convida os mais jovens a refletir sobre o poder da música nas mudanças políticas e sociais. Esta versão do clássico dos brasileiros Titãs é o primeiro avanço para o disco de estreia do grupo formado por Afonso Cabral, Francisca Cortesão, Inês Sousa e Sérgio Nascimento.

Um sonho ganha asas

(A dream takes flight)

Chiara Kiki Helm, Itália, 2024, 6’

Sinopse

No cimo de uma colina, sobre um mar de nuvens, vive o pequeno pinguim Ugo. Ugo observa, encantado, os pássaros que voam no céu sobre a sua cidade. Entre eles está a águia-carteiro, que voa majestosa e profissionalmente, entregando encomendas e cartas a toda a gente. Ugo sonha ser um carteiro como a águia, mas há um problema: as suas barbatanas não são adequadas para voar. Apesar disso, Ugo não desanima e cria um dispositivo que lhe permite voar, mas falta-lhe algo: o equipamento de segurança.

Rebuçados com recheio

(Candies with Sauce)

Eelke Dekker, Países Baixos, 2024, 4’

Sinopse

Um jovem dinossauro chamado Billy e a sua mãe vivem durante a era Mesozoica. Um dia, um crocodilo aparece e a mãe de Billy come-o para proteger o filho. Sentindo-se assustado mas protegido, Billy coloca-se às cavalitas da mãe. Ela abre os seus braços e voa sobre o oceano até ao outro lado do mundo, encontrando uma ilha especial onde o dia e a noite estão invertidos. Juntem-se à aventura de Billy, que irá descobrir segredos incríveis e surpresas maravilhosas com os diferentes habitantes da ilha.

A padaria do Boris

(Baking with Boris)

Maša Avramović, França, Suíça, Croácia, 2023, 8’

Sinopse

Boris, o padeiro da sua aldeia, coze uma fornada de pão e bolos frescos para os seus vizinhos todas as manhãs até que um dia… Atchim! Não consegue parar de espirrar. Boris tornou-se alérgico à farinha! Como é que ele irá continuar a cozer pão para toda a aldeia?

BIOCO

João Carrilho, Portugal, 2023, 4’

Sinopse

Numa celebração da cultura e da música popular da região algarvia, o projecto BIOCO concretiza-se num videoclip de animação que procura captar a alegria e a vitalidade da essência cultural do Algarve.

O rapaz que apagava beijos

Fernando Galrito, Radostina Neykova, Bulgária, Portugal, 2025, 10’

Sinopse

A história de uma rapaz que sempre que lhe davam um beijo apagava-o. Com o tempo percebe que os beijos que apaga vão fazendo perder a sua luz e cor.

O túnel da noite

(The Night Tunnel)

Annechien Strouven, Bélgica, França, Países Baixos, 2024, 9’

Sinopse

Depois de escavarem um túnel na praia, duas crianças de diferentes lados do mundo tornam-se amigas. Juntas, continuam a escavar até ao Pólo Norte, onde descobrem uma maneira mágica de voltarem para casa.

Cascos sobre patins

(Hoofs on Skates)

Ignas Meilūnas, Lituânia, 2024, 12’

Sinopse

Num jardim de inverno, dois amigos divertem-se a patinar sobre o gelo de um lago congelado quando, de repente, o gelo quebra e abre-se um mundo estranho e desconhecido por baixo dos seus pés. Os dois amigos devem agora aprender como lidar com o lado desconhecido do mundo, sem cederem ao medo e ao preconceito.

Para sempre sete

(Forever Seven)

Antje Heyn, Alexander Isert, Alemanha, 2024, 9’

Sinopse

Uma caixa é uma caixa que é uma caixa. Mas, para descobrir uma coisa completamente diferente por detrás dela, basta uma mudança de perspectiva.

Ummi e Zaki

(Ummi and Zaki)

Daniela Opp, Alemanha, 2024, 4’

Sinopse

Zaki é um grande sonhador, mas o facto de ser baixo, peludo e feio faz com que Ummi não saiba se quer ser sua amiga para a vida. Quando ambos enfrentam um grande perigo, precisam de descobrir que tipo de laço realmente os une. Esta é uma história sobre coragem, tolerância e amizade à segunda vista.

TPC – Trabalho de Casa

(Homework)

Nacho Arjona, Espanha, 2024, 15’

Sinopse

TPC – Trabalho de Casa acompanha as aventuras imaginárias de um lápis e dos seus amigos, que se entreajudam em situações inesperadas, dentro da escola onde todos vivem.

A menina com os olhos ocupados

André Carrilho, Portugal, 2024, 8’

Sinopse

Era uma vez uma menina que, mesmo quando saía à rua, andava sempre

distraída. Com os olhos agarrados ao telefone, não reparava no mundo que a

rodeava nem em quem com ela queria brincar. Que fazer para lhe desocupar o olhar?

 

“Olá, amigos...”

100 anos de Vasco Granja! E que saudades da sua animação!

Apesar de nunca ter produzido ou realizado um único filme de animação, Vasco Granja foi uma das figuras mais influentes no surgimento de uma nova geração de cineastas de animação em Portugal, contribuindo, ao mesmo tempo, para um olhar renovado e mais amplo, por parte de grande parte da população, sobre a Arte da Animação.

Ao longo de mais de mil programas dedicados à divulgação do cinema de animação de autor — oriundos de todas as partes do mundo, com especial destaque para os países de Leste, até então praticamente desconhecidos no nosso País — Vasco Granja desempenhou um papel essencial na expansão do conhecimento coletivo em torno desta forma de arte, que era, até então, dominada quase exclusivamente pelo universo Disney e pelos cartoons norte-americanos.

O programa que agora apresentamos é uma breve mas sentida homenagem em nome dos milhares de crianças, jovens e adultos que cresceram sob a sua influência — entre os quais se contam muitos que se tornaram mais tarde cineastas de animação. Prestamos, assim, tributo a um verdadeiro divulgador e militante de ideias da arte e da cultura através do cinema de animação.

Vasco Granja deixou-nos um legado inestimável através da descoberta de milhares de filmes, técnicas, histórias e estéticas vanguardistas, que aprendemos a apreciar graças ao seu olhar único, às suas escolhas criteriosas e à sensibilidade artística com que nos guiou pelo fantástico mundo do cinema de animação.

Durante cerca de 70 minutos, teremos oportunidade de rever verdadeiras obras-primas da animação, muitas das quais nos foram dadas a conhecer, pela primeira vez, através dos seus programas. Entre elas, destacamos os oscarizados Neighbours, de Norman McLaren, um exemplo notável da técnica de pixilação; a obra-prima húngara A Mosca de Ferenc Rofusz; e o inconfundível e inimitável Tango, do polaco Zbigniew Rybczyński.

Apresentamos ainda O Ouriço no Nevoeiro, de Yuri Norstein, considerado um dos cinco filmes mais belos da história da animação mundial, bem como Surogat, um dos títulos mais relevantes da escola de Zagreb (então Jugoslávia, hoje Croácia), cuja estética rompeu por completo com a influência da escola Disney.

Para os mais novos, o programa inclui o engenhoso Professor Baltazar, onde todos os problemas são resolvidos pela inteligência, nunca pela força, e os desastrados Pat e Mat, em animação stop-motion. Haverá ainda espaço para um clássico de Chuck Jones com o irreverente Duffy Duck, representante da época de ouro da animação norte-americana, e, para terminar, a sua personagem favorita: a inesquecível Pantera Cor-de-Rosa.

Que pena de não termos ainda, ou de novo, estas e outras pérolas artísticas diariamente na televisão, em horário nobre.

Fernando Galrito, director artístico do Festival MONSTRA, amigo do “nosso” Vasco Granja.