O Museu Nacional Soares dos Reis, no Porto, inaugurou, no dia 10, a exposição Horizontes Partilhados: Viagens e Transformações que apresenta mais de 230 objectos do seu acervo museológico que testemunham uma longa história de contactos e de relações, directas e indirectas, entre Portugal e diversos pontos do globo. Uma percentagem significativa destes 230 objectos estão expostos pela primeira vez.
A exposição estará patente até dia 22 de Novembro e tem entrada livre para residentes em Portugal.
O artigo completo está disponível na edição impressa ou por assinatura on-line
Já é assinante ou comprou o Avante! esta semana? Inicie sessão
A Câmara Municipal do Porto atribuiu, no dia 9, mais de 50 medalhas de mérito e honra, voltando a distinguir cidadãos e instituições que, com o seu trabalho, talento ou dedicação, contribuíram de forma notável para a cidade.
Entre os galardoados está Manuel Loff, historiador e professor associado na Faculdade de Letras...
O Chelsea Football Club conquistou, no dia 13, o Mundial de clubes de futebol, ao bater na final Paris Saint-Germain por 3-0. A partida final do campeonato travou-se em East Rutherford, nos Estados Unidos da América.
O britânico Cole Palmer, aos 22 e 30 minutos, e o brasileiro João Pedro, aos 43, foram os responsáveis...
O filme Aniki-Bobó, a primeira longa-metragem do realizador português Manoel de Oliveira, vai ser exibido no Festival de Cinema de Veneza, entre Agosto e Setembro, num programa dedicado a obras-primas restauradas. O anúncio foi feito no dia 11 pela organização do certame.
Clássicos de Veneza é um programa recente do...
Porta-te bem, da portuguesa Joana Alves, venceu o prémio de melhor curta-metragem no Festival Ibérico de Cinema de Badajoz, que se realizou entre os dias 7 e 11, em Espanha. A atribuição deste galardão viabiliza a curta para uma candidatura directa aos Prémios Goya e Feroz.
A par de Joana Alves, também À medida que...