A Festa do Avante! é também a festa da juventude e do futuro

Inspirada nos lemas da Juventude CDU para as eleições autárquicas, “Viver melhor aqui e agora!”, e do 13.º Congresso da JCP, “Nas nossas mãos o mundo novo! Organizar. Unir. Lutar”, este ano a Cidade da Juventude é dedicada a todos os jovens que não se conformam com as injustiças e que aspiram a uma vida digna.

O desfile “Nas nossas mãos o mundo novo!”, começa na Cidade da Juventude e desagua no comício da Festa


Em Guimarães, Faro, Figueira da Foz, Covilhã, Porto, Évora, Seixal... por todo o País, nas estações de autocarro e de comboio, centros comerciais, festivais e festas populares, ouve-se a Carvalhesa e encontram-se militantes da JCP que chamam os jovens com quem se cruzam à sua Festa, à Festa do Avante!, e ao seu ponto de encontro: a Cidade da Juventude, erguida e dinamizada por jovens – e para jovens – ao longo do Verão. Os motivos de interesse serão mais do que muitos.

Além do habitual restaurante vegetariano, com todas as suas novidades, dos murais reivindicativos que dão voz aos problemas, aspirações e lutas dos jovens nas escolas, nos locais de trabalho e nas ruas, da banca de materiais e das famosas meias temáticas, a Cidade da Juventude terá uma exposição política sobre o 13.º Congresso da JCP e uma programação que visa enaltecer a vida do movimento juvenil e as diversas formas de luta e expressão artística dos jovens do nosso país.

Destacam-se os grupos de bombos e de fado da cidade de Coimbra, uma fanfarra da Covilhã, declamações de poesia e oficinas de hip-hop, DJ sets da Margem Sul do Tejo em solidariedade com Cuba ou rappers do Porto que abordarão a resistência na Palestina. A A Cidade da Juventude será também palco de mais uma edição da “Batalha de Rimas”, este ano com o tema da Revolução de Abril, com grupos de jovens vindos até à Festa dos skateparks ou de parques de estacionamento de vários pontos do País.

Na Cidade da Juventude haverá também a oportunidade de participar em debates descontraídos e abertos a todos sobre variados temas – como a arte, o desporto e o direito à cidade, as novas formas de violência contra as mulheres, a luta pela paz e a Federação Mundial da Juventude Democrática.

No domingo, todos são chamados ao desfile “Nas nossas mãos o mundo novo!”, dinamizado pela JCP, que começará na Cidade da Juventude e desaguará no comício da Festa, um importante momento de afirmação do ideal e do projecto comunistas, que demonstrará que este é o Partido da juventude e que, agora como sempre, o Partido tem futuro.

 

Concurso Novos Valores

Jovens músicos nos palcos da Atalaia

Como não podia deixar de ser, a luta da juventude pelo direito à música e à arte, à criação e fruição cultural, terá expressão nos concertos de Ditado (Setúbal), Passo Real e Semivitae (Porto), D!FER (Lisboa) e Traz os Monstros (Coimbra) – os cinco vencedores da edição deste ano do Concurso Novos Valores, cujos géneros musicais vão do hip-hop ao Pós-Punk, Synthwave, Rock Alternativo e Hard Rock. O concurso, dinamizado pela JCP e pela Comissão de Espectáculos da Festa, teve como lema “Leva a cultura Avante!”: inscreveram-se 69 bandas ou projectos a solo de jovens vindos de várias regiões do País – Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Viseu, Coimbra, Lisboa, Santarém, Leiria, Setúbal, Évora, Beja e Algarve. Os vencedores foram apurados nas eliminatórias realizadas no Porto, Coimbra, Lisboa e Setúbal.

 

Filme da Venezuela na programação do CineAvante

Demos a conhecer, na passada edição, os filmes que integram a programação deste ano do CineAvante: as curtas e as longas metragens, a programação para os mais pequenos e a homenagem a Vasco Granja – e, através dele, ao cinema de animação de que foi um destacado e incansável difusor.

Anunciamos, agora, mais um filme: Nostálgicas de futuro mostra a actuação de diversas mulheres venezuelanas activas nas suas comunas: São trabalhadoras da construção civil, médicas e enfermeiras, músicas, estudantes e muitas outras. Vivem na capital e em povoados, no meio urbano e no rural. Uma delas, Alejandra Laprea, afirma: «Estamos há 26 anos colocando o nosso corpo, mobilizando os nossos sonhos de futuro, reflexões e tudo o que temos pela revolução. Temos grandes objectivos.»

Estreado em 2022, o filme foi seleccionado em vários festivais: Festival Internacional del Cine Político (FICIP), Buenos Aires, Argentina; Festival “Rencontres du Cinéma Latino-américain”, Bordéus, França; Festival de Cinema Latino-Americano “Ojo Loco”, Grenoble, França; Festival de Cine Cumbe, San Agustín, Venezuela; Festival “Dias de las Mujeres”, da Cinemateca de Stains, França; Festival do “Cinéma Espagnol et Latino-Américain”, Chambéry, França; Festival de Cinema “ATTAC”, Bruxelas, Bélgica; MIT Documentary Film Festival, Seul, Coreia do Sul; Festival de Documentários “Contra o silêncio, todas as vozes", México, 2024.

Em países como Cuba, Brasil ou México, passou na televisão.

Ficha técnica Ideia e direcção: Thierry Deronne. Codirector: Victor Hugo Rivera. Imagem: Victor Hugo Rivera/ Jesús Reyes. Assistentes de câmara: Rubén Paredes/ Lana Vielma. Som: Victor Hugo Rivera. Assistentes de som: Lana Vielma/ Mariela García. Edição: Thierry Deronne / Víctor Hugo Rivera. Mixagem: Victor Hugo Rivera. Produção: Terra TV, República Bolivariana da Venezuela, 2022. Duração: 48 min. Formato: vídeo HD.