Mobilidade, habitação e cultura são prioridades em Viana do Castelo
A CDU apresentou publicamente, no dia 18, os seus primeiros candidatos aos órgãos municipais de Viana do Castelo: José Maria Flores, para a Câmara, e Maria José Lima, para a Assembleia. Mobilidade, habitação e cultura são prioridades apontadas.
Em Viana do Castelo, o preço do arrendamento de habitação aumentou mais de 12% num ano
Dezenas de pessoas participaram na sessão realizada nas instalações do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental-CMIA, na qual, para além dos primeiros candidatos, se ficou a conhecer as prioridades que nortearão a acção da CDU no próximo mandato, anunciadas na intervenção do candidato a presidente da Câmara Municipal, José Flores.
Uma delas é a mobilidade, com o candidato a garantir que se os sucessivos executivos tivessem aprovado as propostas da CDU, há muito que existiria «uma verdadeira rede de transportes públicos» no concelho, com rotas e horários adequados a quem ali vive e trabalha. No que respeita ao estacionamento, o candidato sublinha que «não são precisas mais multas nem rendas chorudas aos concessionários». A lógica que a coligação PCP-PEV defende é a de serviço público.
Em Viana do Castelo, como um pouco por todo o País, o preço da habitação disparou – entre os meses de Dezembro de 2023 e de 2024, o custo do arrendamento no concelho aumentou 12,6 por cento – e a CDU insiste em soluções mais justas e inclusivas para este grave problema social. Os jovens e idosos contam-se entre os sectores com mais dificuldade em fazer face ao mercado de arrendamento, determinado pelo lucro.
A cultura é outra prioridade da CDU, com o candidato a sublinhar que a riqueza cultural do concelho não tem tida a devida atenção do município. A democratização da cultura, a preservação do património e o apoio ao movimento associativo e aos criadores locais são medidas propostas nesta área.
Gente com provas dadas
José Maria Flores tem 60 anos e é Técnico Industrial na DS Smith, onde coordena a Comissão de Trabalhadores e foi escolhido pelos seus colegas para os representar no Comité Europeu de Empresa. Dirigente sindical do SITE-Norte, tem intervenção destacada ao longo dos anos em defesa dos direitos dos trabalhadores de todo o Alto Minho e particularmente do concelho de Viana do Castelo. Integrou a Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, como vogal e secretário, e foi membro da Assembleia de Freguesia da União das Freguesias de Santa Maria Maior, Monserrate e Meadela.
Já a primeira candidata à Assembleia Municipal é Maria José Lima, de 62 anos, professora no Agrupamento de Escolas da Abelheira. Natural da freguesia da Meadela e licenciada em Ensino de Educação Musical pela Escola Superior de Educação do Porto, fez a sua vida no concelho de Viana do Castelo, onde tem desenvolvido projectos musicais com a comunidade educativa. Activista pelos direitos da mulheres, é membro do MDM. Militante do PCP, foi candidata pela CDU nas últimas eleições legislativas.
No concelho de Viana do Castelo, a CDU conta com uma vereadora e duas presidências de Junta de Freguesia.