Mobilidade, habitação e cultura são prioridades em Viana do Castelo

A CDU apresentou publicamente, no dia 18, os seus primeiros candidatos aos órgãos municipais de Viana do Castelo: José Maria Flores, para a Câmara, e Maria José Lima, para a Assembleia. Mobilidade, habitação e cultura são prioridades apontadas.

Em Viana do Castelo, o preço do arrendamento de habitação aumentou mais de 12% num ano


Dezenas de pessoas participaram na sessão realizada nas instalações do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental-CMIA, na qual, para além dos primeiros candidatos, se ficou a conhecer as prioridades que nortearão a acção da CDU no próximo mandato, anunciadas na intervenção do candidato a presidente da Câmara Municipal, José Flores.

Uma delas é a mobilidade, com o candidato a garantir que se os sucessivos executivos tivessem aprovado as propostas da CDU, há muito que existiria «uma verdadeira rede de transportes públicos» no concelho, com rotas e horários adequados a quem ali vive e trabalha. No que respeita ao estacionamento, o candidato sublinha que «não são precisas mais multas nem rendas chorudas aos concessionários». A lógica que a coligação PCP-PEV defende é a de serviço público.

Em Viana do Castelo, como um pouco por todo o País, o preço da habitação disparou – entre os meses de Dezembro de 2023 e de 2024, o custo do arrendamento no concelho aumentou 12,6 por cento – e a CDU insiste em soluções mais justas e inclusivas para este grave problema social. Os jovens e idosos contam-se entre os sectores com mais dificuldade em fazer face ao mercado de arrendamento, determinado pelo lucro.

A cultura é outra prioridade da CDU, com o candidato a sublinhar que a riqueza cultural do concelho não tem tida a devida atenção do município. A democratização da cultura, a preservação do património e o apoio ao movimento associativo e aos criadores locais são medidas propostas nesta área.

Gente com provas dadas

José Maria Flores tem 60 anos e é Técnico Industrial na DS Smith, onde coordena a Comissão de Trabalhadores e foi escolhido pelos seus colegas para os representar no Comité Europeu de Empresa. Dirigente sindical do SITE-Norte, tem intervenção destacada ao longo dos anos em defesa dos direitos dos trabalhadores de todo o Alto Minho e particularmente do concelho de Viana do Castelo. Integrou a Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, como vogal e secretário, e foi membro da Assembleia de Freguesia da União das Freguesias de Santa Maria Maior, Monserrate e Meadela.

Já a primeira candidata à Assembleia Municipal é Maria José Lima, de 62 anos, professora no Agrupamento de Escolas da Abelheira. Natural da freguesia da Meadela e licenciada em Ensino de Educação Musical pela Escola Superior de Educação do Porto, fez a sua vida no concelho de Viana do Castelo, onde tem desenvolvido projectos musicais com a comunidade educativa. Activista pelos direitos da mulheres, é membro do MDM. Militante do PCP, foi candidata pela CDU nas últimas eleições legislativas.

No concelho de Viana do Castelo, a CDU conta com uma vereadora e duas presidências de Junta de Freguesia.



Mais artigos de: CDU

Évora ouve, desenvolve-se e planeia um futuro ainda melhor

Dinamização da actividade económica, apoio às associações, revitalização do centro histórico, política de juventude, participação e a Capital Europeia da Cultura, Évora_27 – estes foram alguns dos assuntos abordados na entrevista de Carlos Pinto de Sá e Alexandre Varela, presidente e vice-presidente da Câmara Municipal de Évora (CME) ao Avante!.

É hora de retomar o trabalho em Mora

O Avante! esteve à conversa com Luís Simão, candidato a presidente da Câmara de Mora, Luís Branco, vereador da CDU, e Maria Joaquina Salgueiro, presidente da Assembleia Municipal de Mora. Em destaque estiveram os mais de 40 anos em que a CDU liderou a autarquia, os recuos nos últimos anos, as expectativas de voltar a conquistar a gestão da autarquia e, claro, os projectos para o futuro.

«Indiferença» e «frieza» nas demolições na Amadora

A CDU acompanhou de perto o processo de demolição de habitações precárias iniciado pela Câmara Municipal da Amadora na Estrada Militar, na semana passada. Através dos seus eleitos e activistas, reclamou soluções justas para as famílias afectadas.

Compromisso com as pessoas em Esposende

A CDU apresentou os seus primeiros candidatos em Esposende numa sessão pública realizada no Largo Rodrigues Sampaio daquela cidade. O primeiro a intervir foi David Lima, candidato à Assembleia de Freguesia das Marinhas, que deixou um apelo claro à participação: «Esposende não pode continuar a...

Valorizar os direitos em Castelo de Vide

Fernando Carmosino e Ana Paula Travassos são os primeiros candidatos da CDU, respectivamente, à Câmara e Assembleia municipais de Castelo de Vide, elegendo como questões centrais as propostas em defesa dos direitos à habitação, à saúde, à educação, à mobilidade, à cultura, ao desporto, ao...

Prestar contas na Póvoa de Varzim

Prestando contas à população da Póvoa de Varzim, a CDU destaca a intervenção dos seus eleitos «em defesa dos interesses de quem vive e trabalha» no concelho. Na Assembleia Municipal, destaca-se a intervenção em defesa do Hospital, dos transportes urbanos, da habitação, da educação pública, da água e do saneamento, da...

Demagogia em Braga

A candidatura da CDU no concelho de Braga denuncia a demagogia a que os candidatos de outras forças têm recorrido. João Rodrigues e a coligação PSD/CDS anunciaram a gratuitidade dos transportes públicos e a construção de habitação a preços acessíveis, mas a sua acção não condiz com o que agora propõem: «Qual o...

Anunciados primeiros candidatos da CDU na Guarda

A CDU anunciou os seus primeiros candidatos aos órgãos municipais do concelho da Guarda: Honorato Gil Robalo, para a Assembleia Municipal, e José Pedro Branquinho Branco, para a Câmara Municipal. Honorato Gil Robalo tem 55 anos e é Enfermeiro Especialista no...