Prioridade à Saúde exigida pelos seus profissionais
O Governo não resolve e deixa agravar-se a falta de enfermeiros e a situação de burnout (exaustão física, emocional e mental) nas equipas de enfermagem, protestou o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, numa nota de imprensa em que destacou: «Turistas não podem esperar duas horas no aeroporto de Faro, mas os doentes podem esperar horas nas urgências dos hospitais do Algarve».
Enfermeiros, médicos, assistentes operacionais, técnicos auxiliares de saúde e assistentes técnicos vão fazer greve, no dia 7 de Agosto, na região, para exigir medidas que resolvam a falta de profissionais de Saúde e para dar força às demais reivindicações comuns,
A jornada é convocada pelo SEP e pelos sindicatos dos médicos (SMZS) e da Função Pública (STFPSSRA), que vão promover plenários conjuntos nos hospitais de Faro (dia 30) e de Portimão (dia 31).
Os trabalhadores do Centro de Saúde de Loures e de Santo António dos Cavaleiros decidiram realizar, a 31 de Julho, um dia de luta por melhores condições de trabalho e de atendimento dos utentes. A partir das 10h30, vai decorrer uma concentração no exterior do Centro de Saúde de Loures (junto ao tribunal).
Na nota divulgada esta segunda-feira, dia 22, pelo SEP, são referidos problemas de climatização, infiltrações e falta de reparação do único elevador, em Loures, enquanto em Santo António dos Cavaleiros todos os telefones estão há semanas inoperacionais.