A Festa que afirma a esperança e a confiança numa vida melhor
Abre amanhã e prolonga-se até domingo a 49.ª Festa do Avante!: com uma oferta cultural rica e diversificada, um vasto programa de debates e iniciativas políticas e de solidariedade, ela é acima de tudo um espaço de liberdade e alegria onde há lugar para todos.
Animação, música, cultura, gastronomia, desporto, arte, solidariedade e luta
«Aqui estamos na preparação da Festa do Avante!, a poucos dias da sua realização, neste extraordinário evento político-cultural marcado pela animação, pela música, pela cultura, pela gastronomia, pelo desporto, pela arte, pela participação nesta grande festa popular, nesta grande festa também de Abril», afirmou Paulo Raimundo no dia 28, saudando os que, na Quinta da Atalaia, erguiam mais uma edição. Para o dirigente comunista, a Festa não se constrói apenas ali, mas em todo o País, «com a sua divulgação e a venda da EP».
Em declarações aos jornalistas, como nas palavras que dirigiu aos construtores, o Secretário-Geral destacou os «grandes momentos musicais, grandes momentos de cultura, grandes momentos de solidariedade» – desde logo com o povo palestiniano – que marcam a programação deste ano. E salientou também os debates políticos (ver programação nestas páginas) e o «grande comício que vamos realizar no domingo».
Mas de entre todas, há uma característica marcante da Festa, cada vez mais evidente a cada ano que passa, que Paulo Raimundo achou por bem destacar: esta é também a grande festa das famílias, «onde os pais podem trazer as crianças à vontade, onde há espaços para as próprias crianças, onde há espaços para todos, num ambiente fraterno, de amizade».
Para lá de todas as iniciativas que compõem o seu programa, e de todos os espaços que é possível frequentar, a Festa tem um significado mais vasto e que se estende muito para lá destes três dias. «Num momento em que muitos apelam ao ódio, aqui temos uma expressão clara não só de liberdade, de democracia, mas também uma grande afirmação da esperança e da confiança de que é possível um país diferente e uma vida melhor», afirmou o Secretário-Geral do Partido, para quem esta festa serve também para «dar ânimo e força a toda essa liberdade e democracia que tanto nos custou conquistar».
Maravilhosa terra dos sonhos
Na visita que fez ao terreno, acompanhado por membros da direcção da Festa, Paulo Raimundo contactou com muitos dos que, ali, desempenhavam as mais variadas tarefas de construção – da cosedura de toldos às artísticas pinturas dos murais. No meio de cumprimentos e abraços, alguns aproveitavam o momento e a conversa para descrever orgulhosamente o processo de construção que, ao longo de um Verão de trabalho, transforma progressivamente a Quinta da Atalaia numa autêntica “terra dos sonhos”.
A dada altura, uma jovem acelerou o passo para abraçar o Secretário-Geral, pois era o seu dia de anos, tendo optado por o celebrar «nesta festa maravilhosa».




