Governo fragiliza o SNS e favorece os privados

A Plataforma Lisboa em Defesa do Serviço Nacional de Saúde acusa o Governo de adoptar opções que enfraquecem o SNS e favorecem os grandes grupos privados. Em comunicado, critica a autorização para a criação de oito Unidades de Saúde Familiar do modelo USF-C, cuja gestão será entregue ao sector privado, apesar de um investimento público estimado em cerca de 70 milhões de euros.

A Plataforma considera tratar-se de uma «opção ideológica», defendendo que estes recursos deveriam ser aplicados no reforço do SNS, nomeadamente na melhoria do acesso, das condições de trabalho e da resposta dos cuidados de saúde primários. Alerta ainda para carências persistentes, como falta de equipamentos, instalações desadequadas e fraca articulação entre cuidados hospitalares e primários.

 



Mais artigos de: Nacional

AIL pede mobilização de casas vagas contra a crise da habitação

A Associação de Inquilinos Lisbonenses (AIL) defende que a crise da habitação em Portugal pode ser significativamente atenuada através da mobilização das casas vagas e devolutas existentes, muitas das quais pertencentes ao Estado e a outras entidades públicas.

Reunião irregular na Câmara de Vidigueira

Os vereadores do PCP na Câmara de Vidigueira, Rui Raposo e Nelson Roque, criticaram a reunião do Executivo de 19 de Dezembro por não cumprir as normas regimentais, nomeadamente o prazo legal para entrega da ordem do dia e documentação anexa, previsto no artigo 6.º do regimento. Segundo os eleitos comunistas, este...

Requalificação da EN 378 arranca em 2026

No dia 22 de Dezembro, a Câmara Municipal do Seixal (CMS) e a Junta de Freguesia de Fernão Ferro reuniram com a Infra-estruturas de Portugal (IP), que anunciou o início em 2026 da requalificação da EN 378. A obra incidirá na drenagem, segurança rodoviária e pavimentação. Até lá, haverá reforço da sinalização e uma...