- Nº 2741 (2026/06/11)

«Arqueologia nos Territórios da Literatura»

Aconteceu

A obra «Arqueologia nos Territórios da Literatura» está a ser apresentada em várias cidades do País, propondo uma reflexão original sobre a presença da arqueologia na literatura portuguesa através do olhar de investigadores de diferentes universidades e centros de investigação.

Coordenado por Ana Margarida Arruda, André Tomás Santos, Gonçalo Cruz, José d'Encarnação, Mário Jorge Barroca e Raquel Vilaça, o livro reúne dez textos de arqueólogos que partem de referências a monumentos, sítios e objectos arqueológicos encontradas na obra de alguns dos mais destacados escritores portugueses, entre os quais Camilo Castelo Branco, Aquilino Ribeiro, Maria Lamas, Miguel Torga, Urbano Tavares Rodrigues, Jorge de Sena, José Saramago, João Miguel Fernandes Jorge e José Viale Moutinho.

O calendário de apresentações da obra inclui sessões no Porto, a 12 de Junho, na Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto, em Guimarães, a 16 de Junho, na Sociedade Martins Sarmento, e em Lisboa, a 24 de Junho, na Associação dos Arqueólogos Portugueses. O livro foi igualmente apresentado em Maio, no Museu Nacional de Machado de Castro, em Coimbra.