Educação: não é possível parar o vento com as mãos

Jorge Pires (Membro da Comissão Política)

As causas dos maus resultados estão no subfinanciamento da Escola Pública


Depois do caos verificado nos exames nacionais do Ensino Secundário e nas provas finais do 9.º ano, que marcou a parte final do ano lectivo 2025/2026, e cujas causas o PCP já antes tinha denunciado quando o Governo anunciou a “Reforma do MECI” – que mais não é do que o desmembramento do Ministério, designadamente da administração educativa pública a nível nacional e regional –, a abertura do novo ano lectivo não podia ser mais caótica. Não há outra expressão para caracterizar a dimensão e gravidade dos problemas que profissionais, alunos e famílias têm vivido neste seu regresso à escola.

O debate marcado pelo PCP, realizado na Assembleia da República, sobre a abertura do ano lectivo 2026/2027, não só confirmou a avaliação que temos vindo a fazer como confirmou um Governo e um ministro altamente comprometidos com uma política de desvalorização da Escola Pública.

Como vem sendo habitual, “o talentoso senhor Alexandre”, como alguns o caracterizam, sempre que o erro põe em causa a sua imagem pública, procura na culpa alheia responsabilidades que apenas ao Governo e a si próprio podem ser imputadas. Com a arrogância que caracteriza os fracos, procurou transformar o descalabro da política educativa deste Governo em pseudo-êxitos que só ele e alguns comentadores de serviço vislumbram. Não será a campanha mediática, montada a partir de um qualquer centro de decisão, que pode ocultar o que está à vista de todos: dezenas de milhares de alunos sem todos os professores e centenas que se apresentaram nas escolas e não tinham lugar.

Questionado sobre as pseudo-soluções encontradas para resolver estes problemas gravíssimos, confirmou o que já tinha sido denunciado: impôs aos directores que aumentassem o número de alunos por turma, algumas passando a ter 30 e mais alunos, e impusessem aos professores ainda mais trabalho extraordinário. E foi mais longe, afirmando que a evidência científica confirmava que turmas com 30 alunos não causavam nenhum condicionalismo ao processo ensino-aprendizagem, quando todos os estudos apontam como número aceitáveis entre os 22 e os 26 alunos, de acordo com o ciclo de ensino.

Os resultados do PISA 2025, cujo relatório foi divulgado recentemente e que os governos gostam muito de utilizar quando os números favorecem as suas políticas, dão indicadores muito claros relativamente a uma quebra significativa nas competências de leitura e matemática, numa prova realizada por adolescentes de 15 anos. Resultados que revelam uma quebra generalizada na Europa, como na generalidade dos países da OCDE, com os filhos das famílias mais desfavorecidas a sofrerem impactos ainda mais fortes.

Não é de estranhar que Espanha, França e Alemanha, três das grandes economias europeias, tenham atingido os piores resultados de sempre nas três áreas avaliadas.

O director para a educação e competências da OCDE, Andreas Schleicher, justifica os resultados face a 2022 com a diminuição do apoio das famílias à educação das crianças. Diz ele que os pais vêem-se mais como clientes da escola, e não como alguém que assume um interesse pessoal. Ou seja , se as coisas correm mal a culpa é das famílias, se os resultados são positivos, deve-se ao êxito das políticas. Não há paciência para tanta hipocrisia.

Como se pode verificar pela situação que se vive actualmente em França, as causas dos maus resultados estão nas políticas que têm sido seguidas pelos países – de subfinanciamento da Escola Pública, inadequadas condições de trabalho para professores e alunos, por insuficiência de recursos e degradação do parque escolar, falta de professores, sobretudo com formação profissional, turmas sobrelotadas, aposta desproporcionada na digitalização, degradação do poder de compra das famílias e consequente empobrecimento. São estas as verdadeiras causas que estão na origem dos resultados obtidos no PISA, mas também no descontentamento social, como se pode verificar hoje em França, país em que a onda de contestação na Educação tem vindo a subir de tom.

Esconder os fracassos, ou transformá-los em êxitos, apenas conduz ao descalabro. Como diz o povo, não é possível parar o vento com as mãos.

 



Mais artigos de: Opinião

Juntos pela Palestina!

Cumpre-se esta semana três anos do inferno em que Israel transformou a Faixa de Gaza. 1100 dias de um indescritível sofrimento, de indizíveis crimes contra o povo palestiniano, contra a Humanidade. Crimes que, tendo assumido uma dimensão monstruosa, não são inéditos, constituindo mais uma página da História de décadas de...

Mitos, crises e bilhas

A liberalização do preço dos combustíveis terá como «efeito previsível uma descida dos preços», pois a «concorrência normalmente funciona a favor do consumidor»: foi com esta argumentação que, em 2002, o então primeiro-ministro José Manuel Durão Barroso procurou justificar o fim da fixação de preços que até então...

Voragem especulativa

Montenegro aproveitou a sua presença em acto na cidade de Lisboa, liderada por Moedas, para reafirmar a intenção do seu governo em liquidar o direito à habitação, afirmando a propósito das criticas à lei dos despejos que tem em andamento, agora amparado pela mão amiga do Chega, que «não se deixa intimidar». Uma versão...

A conspiração do CAOS

A “teoria do caos” é um ramo da matemática que estuda os sistemas que seguem regras fixas, mas que, quando ocorrem pequenas mudanças das “condições iniciais”, registam extrema imprevisibilidade, a prazo, com enormes diferenças de resultados. O termo “caos” foi importado pela linguagem política, à medida que se confirmou...

“Ofensiva comunicacional”

“Sé é preciso derramar sangue, ide derramar o vosso” Boris Vian, em “Le Déserteur”   «Imaginem um cenário em que os semáforos deixam de funcionar, as escolas ficam mergulhadas na escuridão, o metro, os comboios e os elevadores ficam completamente paralisados, não há rede de telemóvel e a Internet está em baixo. Os...