Próximo artigo


Democrata e cidadão de firmes convicções progressistas
Morreu Blasco Hugo Fernandes

Faleceu no dia 21 de Setembro, com 71 anos, Blasco Hugo Fernandes, destacada figura de democrata e resistente antifascista.

Presidente da Comissão Directiva da Intervenção Democrática (ID), de que era representante na Coordenadora da Coligação Democrática Unitária (CDU), engenheiro investigador jubilado, Blasco Hugo Fernandes foi um «cidadão de firmes convicções progressistas», como assinala o Secretariado do Comité Central do PCP em mensagem enviada à família, à ID e à Direcção do Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC), organização da qual fazia parte, integrando o seu núcleo dirigente, na qualidade de vice-presidente.

No texto, de acordo com uma nota do gabinete de imprensa do PCP, manifestado é o «sentido pesar» dos comunistas e a «sua solidariedade neste momento de dor que a perda de um amigo e companheiro de luta representa», sendo igualmente evocada «com grande apreço e amizade» a sua figura de democrata.

O funeral de Blasco Hugo Fernandes realizou-se no domingo, para o cemitério do Alto de S. João, depois de ter estado em câmara ardente na sede nacional do CPPC, de que foi membro fundador. Na hora da despedida, entre os presentes, esteve uma delegação em representação da direcção do PCP constituída por Carlos Carvalhas, Albano Nunes, Jorge Cordeiro e Vitor Dias.

Blasco Hugo Fernandes desempenhou as funções de Vogal da Comissão Nacional da FAO (1974-1979), tendo sido também Director do Departamento das Relações de Trabalho Rural do Ministério do Trabalho (1974-1978).

Deputado Municipal na Assembleia Municipal de Lisboa, Deputado na Assembleia da Área Metropolitana de Lisboa, Blasco Hugo Fernandes era igualmente membro do Secretariado do Conselho Mundial da Paz

Com uma actividade intensa repartida em vários planos, era ainda Director da «Razão Activa», Boletim da Fundação Internacional Racionalista (FIR), Vice-Director e Membro do Conselho Redactorial da Revista «Seara Nova».

Vice-Presidente do Comité Internacional de Ligação para a Reunificação da Coreia (CILRECO.), pertencia também ao Secretariado da Plataforma Internacional de Resistência Democrática Contra o Neo Liberalismo ( Paris), ao Fórum Internacional para um Contrato de Geração Norte-Sul (Bruxelas), sendo ainda membro da Europinion – Iniciatives et Débats pour l’Union Européene (Paris).

Foi galardoado com a Medalha de Ouro de Mérito Municipal, atribuída pela Câmara Municipal de Lisboa (2002), bem como com a Medalha de Cidadão Honorário de Sofia (Bulgária), atribuída pela Municipalidade de Sofia (1976) e, ainda, com a Medalha de Amizade, atribuída pelo Comité Popular Supremo da República Popular da Coreia (1992).

Membro da APE – Associação Portuguesa de Escritores, do Cercle Condorcet (Paris) e do Conselho Fiscal do «Le Monde Diplomatique»- Edição Portuguesa. Blasco Hugo Fernandes deixa vários livros, ensaios e artigos em diversas publicações nacionais e estrangeiras.

«Avante!» Nº 1504 - 26.Setembro.2002