Marxistas reunidos em Serpa e Moura
<font color=990000>O socialismo é a alternativa</font>
Iniciativa inédita no nosso país, o Seminário «Civilização ou Barbárie – problemas e desafios do mundo contemporâneo», que reuniu nomes mundiais da teoria e da prática marxistas, mais do que analisar o estado do mundo, tentou encontrar respostas para a sua transformação. Árduos e complexos são os caminhos a percorrer, mas a alternativa existe - o Socialismo.

<font color=990000>Capitalismo é barbárie</font>

Uma realidade complexa
<font color=990000>Revolução e contra-revolução na América Latina</font>
O governo de Lula da Silva no Brasil, a ALCA e a intervenção dos Estados Unidos na América Latina foram as questões discutidas num dos mais participados debates em Serpa.

<font color=990000>A guerra é inerente ao sistema</font>

Os media dominantes e a informação alternativa
<font color=990000>Rede de interesses de classe</font>
Na era da dita «sociedade de informação» torna-se relevante discutir os meios de comunicação social, a sua configuração e papel no actual contexto mundial, debate que, ao início da tarde de dia 24, no Cine-Teatro de Moura, animou os presentes e lançou muitas pistas de análise.

<font color=990000>Globalizar a acção contra o imperialismo</font>

Poder Local e mudança social
<font color=990000>Agir para transformar o mundo</font>
Uma das conquistas mais significativas da Revolução de Abril foi o Poder Local Democrático, motor de muitas das mudanças sociais que, no terreno e em concreto, com os trabalhadores e as populações ou por iniciativa própria destes, ocorreram em Portugal após o derrube da ditadura fascista.

<font color=990000>O poder contra-revolucionário do imperialismo</font>

<font color=990000>A questão das alternativas</font>

Sessão de encerramento
<font color=990000>As contradições de uma época</font>
Na sessão final do encontro, na manhã de sábado, o economista Jorge Figueiredo abordou as consequências da extinção próxima do petróleo, facto que, na sua opinião, marca o fim de uma era. «Tal transição é ainda mais complicada pela actual fase do capitalismo, em que este adquire um carácter predatório e de uma irracionalidade absoluta quanto a fins», referiu.

Encontro Internacional «Civilização ou Barbárie
– Desafios do Mundo Contemporâneo»

<font color=990000>Declaração</font>
No final dos trabalhos, os participantes do seminário internacional aprovaram, por unanimidade, uma declaração comum, que a seguir transcrevemos da íntegra.

Seminário conclui
<font color=990000>A alterniva existe</font>