CDU recupera Câmara de Sesimbra
Com a força de quem trabalha
Quando em Outubro passado a CDU avançou para as eleições autárquicas com a ambição de recuperar a Câmara de Sesimbra, poucos acreditaram ser possível alcançar tal objectivo. Poucos, fora do concelho, porque entre os candidatos, activistas da coligação e população local, há muito que se havia solidificado a vontade de dar um rumo de esquerda à gestão do município. Passados os naturais festejos, importa reflectir sobre tão saborosa vitória, não só porque expressa o sentir de quem ali vive e trabalha, mas também porque traduz com inteira justiça a persistência e abnegação dos comunistas em Sesimbra, como explicaram Jorge Amorim e Augusto Pólvora em conversa com o Avante!.

Ao derrotar Blair, a Câmara dos Comuns
prometeu-lhe um fim amargo de carreira

O dia mais negro do primeiro-ministro
A inevitável demissão do ministro, David Blunkett, nos primeiros dias deste mês, e o drama da votação da chamada Lei Anti-Terrorismo, que se realizou no passado dia 9, deixaram perfeitamente a nu a instabilidade que lavra no seio do governo britânico liderado por Tony Blair. Um dos artigos da referida lei alterava para 90 dias o período de que a Polícia passaria a dispor para interrogar suspeitos, obter provas contra eles e levá-los a Tribunal, ou soltá-los. Esse período, segundo a legislação actualmente em vigor, é de 14 dias, apenas. Mas a Câmara dos Comuns, revoltando-se contra a proposta de Blair e do ministro do Interior, Charles Clarke, deu lugar a uma impressionante derrota governamental cujas consequências estão, ainda, longe de poderem apreciar-se.

Audição do Partido aos trabalhadores do sector
Melhorar o sector rodoviário
Com vista a apresentar o seu projecto de iniciativa legislativa na Assembleia da República relativo à situação nos transportes rodoviários, o PCP realizou sábado, em Coimbra, uma audição aos trabalhadores do sector.