Dia do Estudante e Dia da Juventude
O sonho concretiza-se na luta
Amanhã, 24 de Março, comemora-se o Dia do Estudante e na próxima terça-feira, 28 de Março, assinala-se o Dia da Juventude. Integrado nas comemorações destas datas e na preparação do 8.º Congresso da JCP, o Avante! foi falar com vários jovens sobre os seus problemas na educação e no trabalho.

Novos colectivos na Figueira da Foz
A atracção pelos comunistas

Infineon quer horário de 12 horas por dia
Lutar pelas 8 horas... em 2006
A Infineon Technologies – empresa de componentes informáticos e electrotécnicos situada em Vila do Conde – quer aumentar o horário de trabalho dos operários para 12 horas diárias, mantendo as 40 semanais e o mesmo salário. Os operários resistem.

call centers
Precariedade

Ensino básico e secundário
Por dignidade e qualidade nas salas de aula
A lista de problemas no ensino básico e secundário é extensa, da falta de condições das escolas ao insucesso e abandono escolar. Catarina Trigo, responsável da JCP pelo distrito de Setúbal, explica a situação e as reivindicações dos estudantes.

Ensino superior
Dourado... só na presidência
Processo de Bolonha, falta de financiamento, Lei de Autonomia, movimento associativo: estes são alguns dos temas do ensino superior abordados por Filipa Oliveira, responsável pelo colectivo da JCP no ISCTE.

O Partido da juventude

Campanha de recrutamento
«O mais pequeno colectivo<br> altera sempre alguma coisa»
Mil novos militantes: este é o objectivo da campanha de recrutamento da JCP que acaba no final de Maio. Até ao fecho da nossa edição, tinham sido recrutados 564 jovens. Teresa Chaveiro, da direcção da JCP, fala da importância política destes novos militantes e dos passos que se seguem à inscrição.