Fuga de Peniche
Um passo para a Revolução de Abril
A luta contra a política de apagamento da memória do que foi o fascismo, dos seus símbolos e locais de repressão é também uma forma de luta pela defesa das liberdades. Passados 47 anos, a Câmara Municipal de Peniche realizou um conjunto de iniciativas para não esquecer e lembrar a mais famosa fuga de presos políticos do Forte de Peniche. Percorrendo os caminhos de uma construção da memória, foi ainda inaugurada uma exposição fotográfica intitulada «Vozes do Silêncio – Prisões Políticas Portuguesas».

Bush prepara-se para mobilizar mais 30 000 homens para o Iraque
EUA na senda do desespero
Pela mão de George W. Bush, o imperialismo americano entrou numa das suas fases históricas mais perigosas desde a 2.ª Guerra Mundial. A sua proposta aos novos líderes democratas do Congresso, segundo a qual está preparado para observar uma política de entendimento com eles em questões de política interna, deixa explícita a intenção de reservar para si e para os seus acompanhantes na negra viagem a que meteu ombros a política externa, a guerra no Iraque, a escravização do mundo árabe e islâmico, o domínio do planeta, entre outras graves questões. Proposta difundida pela rádio no último sábado, causa preocupações ao mundo porque certas medidas para, desesperadamente, tentar ganhar a guerra, já estão a ser postas em prática com carácter de urgência.

Algumas notas para a compreensão
do conflito de Oaxaca

A difícil luta pela democracia no México
Entre Junho e Novembro de 2006, pelo menos 11 pessoas morreram na cidade mexicana de Oaxaca em resultado da repressão levada a cabo pela polícia federal contra o movimento popular que exige a destituição do governador do Estado, Ulises Ruís Ortiz. Além disso, houve dezenas de feridos e detidos, graves danos materiais e elevados prejuízos económicos. Para compreender o que se passa em Oaxaca, teremos de recuar ao ano de 1980 e à formação da Coordenadora Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE) por algumas secções de professores que integravam o Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Educação (SNTE), e onde a Secção XXII dos Professores (do Estado de Oaxaca) do SNTE teve papel determinante.