Em 2004, realizou-se o XVII Congresso do Partido
Afirmação comunista
O XVII Congresso do PCP, realizado em Almada entre os dias 26 e 28 de Novembro de 2004, será certamente lembrado como aquele em que foram criadas as condições para avançar decididamente no reforço orgânico, ideológico, político, social e eleitoral do Partido. Os anos seguintes confirmariam que «sim, é possível um PCP mais forte».

XVIII Congresso começa depois de amanhã, em Lisboa
<font color=0094E0>Por Abril, pelo Socialismo, um Partido mais forte</font>
Com a aprovação pelo Comité Central, no passado fim-de-semana, da proposta de Resolução Política e de composição do futuro Comité Central, está tudo a postos para o XVIII Congresso do Partido, que se inicia na manhã de sábado, no Campo Pequeno, em Lisboa. Publica-se, nesta página, na íntegra, a nota do Gabinete de Imprensa sobre a reunião do Comité Central e a proposta de Regulamento do XVIII Congresso do PCP. Nas páginas 26 e 27 publica-se a proposta de composição do futuro Comité Central.

<font color=0094E0>Proposta de regulamento do XVIII Congresso do PCP</font>

<font color=0094E0>Proposta de composição<br>do Comité Central a eleger pelo XVIII Congresso</font>
No âmbito das suas competências estatutárias, o Comité Central aprovou, na sua reunião de 22 e 23 de Novembro, a proposta de Comité Central a ser eleito no XVIII Congresso do Partido. A negro, estão as profissões e idade dos camaradas que não fazem parte do actual CC e que se propõe que venham a ser eleitos.