SPD apela à caridade dos ricos

Os so­ciais-de­mo­cratas e verdes ale­mães exor­taram, dia 6, os mul­ti­mi­li­o­ná­rios do país a do­arem me­tade das for­tunas para fins de be­ne­fi­cência, tal como Bill Gates, Warren Buf­fett e ou­tras grandes for­tunas dos EUA anun­ci­aram que pre­tendem fazer.

A ini­ci­a­tiva de 40 mul­ti­mi­li­o­ná­rios norte-ame­ri­canos «é um bom exemplo, e quem puder doar, deve doar», disse a pre­si­dente dos Verdes, Claudia Roth, ao jornal Pas­sauer Neue Presse.

Jo­a­chim Poss, vice-pre­si­dente do grupo par­la­mentar so­cial-de­mo­crata (SPD), con­si­derou também o gesto vindo dos Es­tados Unidos «uma boa ideia, que pode ser se­guida na Ale­manha».

To­davia, ambos os par­tidos re­co­nhecem que o Es­tado não deve ficar à es­pera de tais do­na­tivos e que as ini­ci­a­tivas al­truístas «não devem subs­ti­tuir a in­tro­dução de um im­posto ra­zoável sobre as grandes for­tunas».

Se­gundo es­ti­ma­tivas ofi­ciais, na Ale­manha há cerca de 800 mil mi­li­o­ná­rios, ou seja, pes­soas que têm mais de um mi­lhão de euros, que em con­junto detêm 23 por cento da ri­queza na­ci­onal.



Mais artigos de: Breves Europa

<i>Torys</i> atacam reformas

O governo conservador quer aumentar a idade da reforma dos britânicos para 66 anos até 2015, para os homens, e até 2019, para as mulheres, segundo noticiou o diário Daily Telegraph (05.08). O anterior executivo trabalhista já tinha apresentado um plano no mesmo sentido, mas com prazos...