Aconteu
Deficientes reclamam direitos

Image 7660

A Confederação Nacional dos Organismos de Deficientes aprovou, dia 21 em plenário, uma Carta Aberta, em que apela a todas as pessoas com deficiência para que participem nas próximas eleições, «contribuindo para eleger deputados de forças políticas (...) com provas dadas na defesa dos seus direitos e no apoio das suas organizações».

Condenando as medidas de austeridade anunciadas para os próximos três anos, o documento lembra que «ao longo dos últimos 12 anos a CNOD e outras organizações da área da deficiência têm registado uma diminuição contínua dos apoios estatais». Com o programa imposto pela troika, «a realidade das pessoas com deficiência e as suas organizações será claramente agravada».


<i>BM</i> prevê fim da hegemonia do dólar

A hegemonia do dólar no sistema monetário internacional irá terminar o mais tardar até 2025, sendo substituída por um sistema tripolar em que terão lugar o euro e o yuan.

A previsão é feita pelo próprio Banco Mundial (BM), sediado em Washington, no seu relatório «A Nova Economia Mundial», divulgado no início da semana passada.

«Actualmente o euro é uma fonte crescente de concorrência internacional para o dólar», assinala o documento citado pela AFP (18.05).

Por outro lado, o BM reconhece que o yuan desempenhará um papel cada vez mais importante «dado que as economias emergentes representam uma parte cada vez maior da economia mundial e participam cada vez mais no comércio e finanças transfronteiriças».

«O rápido crescimento das economias emergentes provocou uma convulsão que faz com que os centros de crescimento económico se tenham distribuído entre os países desenvolvidos e em desenvolvimento», anotou o economista chefe da instituição, o chinês Justin Lin.


«48» premiado na Argentina

Image 7661

O filme «48», de Susana de Sousa Dias, foi distinguido como o melhor documentário em competição no Festival Internacional de Cinema Independente Mar del Plata, que decorreu até dia 15 na Argentina.

Trata-se do sétimo prémio internacional que Susana de Sousa Dias recebe pelo documentário sobre a repressão fascista, contando 16 histórias de presos e presas torturados pela PIDE.


Almada condiciona hipermercados

O novo regulamento municipal que condiciona o horário das grandes superfícies instaladas no concelho de Almada entrou em vigor na passada semana, suscitando protestos das grandes superfícies e congratulações dos pequenos comerciantes e trabalhadores.

Por decisão municipal as grandes superfícies passam a encerrar aos domingos e feriados depois das 13 horas e todo o dia no 25 de Abril, no 1.º de Maio, no Natal e a 1 de Janeiro.


Porto vence Braga em final europeia

O Futebol Clube do Porto venceu a Liga Europa ao derrotar o Sporting de Braga por 1-0, na final realizada dia 18 em Dublin, na Irlanda.

Foi a primeira vez que duas equipas portuguesas disputaram frente a frente a final numa competição europeia, êxito que mereceu várias mensagens de felicitações dos poderes públicos, bem como uma calorosa recepção das respectivas equipas por parte da populações portuense e bracarense.


Cinco Dias e Cinco Noites<br>reeditado pela Modo de Ler

Image 7662

A novela Cinco Dias e Cinco Noites foi recentemente reeditada num cuidado volume encadernado, com aguarelas de António Fernando e prefácio de Manuel Gusmão.

Na contracapa lemos uma citação de Sophia de Mello Breyner Andresen: «(...) Cinco Dias e Cinco Noites, de Manuel Tiago (Álvaro Cunhal) é um dos melhores textos portugueses narrativos deste século».

A obra, que foi adaptada para cinema, com título homónimo, em 1996, sob a realização de José Fonseca e Costa, é agora dada à estampa pela Modo de Ler, a mesma editora que promoveu a edição das obras completas de Eugénio de Andrade, em três volumes, e cujo nome foi trocado na notícia publicada no número anterior do Avante!.



Resumo da Semana
Frases