Inaugurada Extensão de Saúde no Samouco
Mais um sonho concretizado em Alcochete

Image 7842

No dia 9 de Junho foi inaugurada a nova Extensão do Centro de Saúde de Alcochete, no Samouco, um equipamento da responsabilidade da Câmara Municipal que vem dar resposta aos anseios da população. 

«O equipamento que agora inauguramos é um Centro de Saúde moderno, apresentando uma estrutura funcional equilibrada e articulada, apto a prestar os modernos cuidados de saúde à população que a ele ocorrer e, mais importante, garantindo um acolhimento humanizado e um atendimento compatível com os modernos padrões definidos para o Sistema Nacional de Saúde», salientou, na cerimónia de inauguração, Luís Franco, presidente da Câmara de Alcochete.

Ao contrário das antigas instalações que não apresentavam as condições mínimas de funcionamento, a nova Extensão de Saúde, construída nos antigos Lavadouros Municipais, dispõe de três gabinetes para consultas, uma sala de tratamentos, despiário e uma sala de injectáveis/ enfermagem, para além das áreas comuns e administrativas.

Na sua intervenção, o eleito do PCP relembrou o percurso «conturbado» que marcou o processo de construção daquele equipamento e que remonta a 2006, ano em que foi efectuado um primeiro diagnóstico às condições da Extensão de então, que apresentava condições de degradação avançadas.

Por esta razão, e em prol de um serviço público de saúde, a Câmara Municipal cedeu gratuitamente o terreno para a construção do novo edifício e suportou os custos da obra, o que se traduziu num investimento de cerca de 600 mil euros.

Neste contexto, durante a cerimónia, a Câmara Municipal e a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) assinaram um contrato de comodato que possibilita a utilização das instalações a custo zero, um facto que «é de louvar», segundo afirmou o Vice-presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Luís Afonso.

Sobre a aquisição das instalações, Luís Afonso informou que «seguiu para a Direcção Geral do Tesouro um pedido de autorização para a aquisição desta Unidade, que é resultado de um esforço que reconhecemos e que foi feito pela Câmara Municipal de Alcochete».

Face ao esforço da autarquia, o presidente da Junta de Freguesia de Samouco, António Almeirim, agradeceu à Câmara Municipal e frisou que «todo o percurso que nos conduziu até aqui não foi fácil e foi transversal a dois mandatos, mas, e apesar dos obstáculos, o presidente da Câmara Municipal assegurou sempre a realização desta obra que nos iria orgulhar».

António Almeirim não escondeu a satisfação por assistir à concretização «de um sonho» na vila de Samouco e, perante novas instalações, apelou para a colocação de mais recursos humanos. «Esperamos que estas magníficas instalações sejam também dotadas de pessoal médico, que satisfaça a nossa população cada vez mais idosa», referiu.

Para regozijo dos utentes, a nova Extensão do Centro de Saúde de Alcochete no Samouco terá afecto um novo médico e vai dispor de consultas médicas todos os dias úteis, garantindo assim uma maior acessibilidade aos cuidados de saúde.



 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: