Aconteu
Portugal traz uma medalha de Londres

Image 11131

O chefe da missão portuguesa, Mário Santos, classificou de «muito positiva» a participação nos Jogos Olímpicos Londres 2012. Como pontos altos enumerou a prata da dupla Fernando Pimenta e Emanuel Silva, na canoagem, e o 11.º lugar da amadora Clarisse Cruz nos 3000 metros obstáculos.

«Considerando aquela que é a nossa realidade e o nível da prática desportiva em Portugal é muito positivo. Conseguimos uma medalha que ficou muito perto do ouro, foi a segunda melhor participação em termos de diplomas, com nove, e a quarta com mais pontos, igualando Atenas», referiu o responsável no domingo, dia em que se realizou o encerramento do evento desportivo na capital britânica.

Para além da medalha de prata e dos nove diplomas, 29 atletas portugueses terminaram dentro dos 16 primeiros classificados. Das 13 modalidades em que participaram, os melhores resultados foram obtidos no badminton, canoagem, equestre, ginástica, remo, ténis de mesa e tiro.


Área ardida triplica

Image 11132

A área já ardida este ano mais do que triplicou em relação ao mesmo período de 2011. Segundo dados provisórios divulgados, dia 8, pela Autoridade Florestal Nacional, entre Janeiro e Julho, foram registadas 13 889 ocorrências de fogo que resultaram em 67 052 hectares de área ardida.

Os dados provisórios indicam que nos últimos dez anos este foi o terceiro com o maior número de fogos e o quarto com valores superiores de área ardida.

O documento salienta que o maior incêndio de 2012, registado até à data, teve início a 18 de Julho no local da Catraia, concelho de Tavira, estimando-se que terá consumido uma área aproximada de 23 958 hectares.


Locarno distingue cinema português

Image 11133

Dois filmes portugueses mereceram um prémio e uma menção especial do Júri do Festival de Locarno, onde o francês Jean Claude Brisseau, com o filme «La fille de nulle part», conquistou o Leopardo de Ouro.

A longa-metragem «A última vez que vi Macau», de João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata, que esteve a concurso com outros 18 filmes, mereceu a menção especial do júri à «extraordinária personagem Candy», qualificada «como uma representação da imensa coragem do cinema português em tempos em que os falhanços dos governos e dos sistemas sociais ameaçam as artes cinematográficas no mundo inteiro».

A curta-metragem «O que arde cura», também do realizador João Rui Guerra da Mata, que concorria na secção «Pardi di domani», conquistou o prémio «Legendagem de Filme e Vídeo».

O certame italiano homenageou ainda o festival de curtas-metragens de Vila do Conde, que cumpriu 20 edições, com a exibição de quatro filmes produzidos para assinalar o aniversário.


Alemanha é destino de emigrantes

Image 11134

O número de portugueses a trabalhar na Alemanha aumentou 5,9 por cento até finais de Maio de 2012, em relação ao ano anterior, atingindo os 55 600 indivíduos.

Esta tendência foi ainda mais acentuada entre trabalhadores espanhóis e gregos, que no mesmo período aumentaram a sua presença naquele país, respectivamente, 11,5 por cento (para 46 mil no total) e 9,8 por cento (para 117 700).

Os dados divulgados, dia 9, pela Agência Federal do Trabalho (BA) indicam ainda que o número de italianos a trabalhar na Alemanha subiu 4,2 por cento, atingindo 232 800.

A agência germânica atribui o aumento da imigração às elevadas taxas de desemprego nos países de origem e à evolução positiva do mercado de trabalho na Alemanha.


Autor de matança promovido a general

O coronel alemão, Georg Klein, que em Setembro de 2009 ordenou o bombardeamento na província de Kunduz, no Norte do Afeganistão, provocando a morte de mais de 140 civis, será promovido a general, segundo anunciou, dia 8, o Ministério da Defesa germânico.

Apesar da matança ter sido condenada internacionalmente e considerada como um «crime de guerra», dando lugar à demissão do então ministro da Defesa, Franz Josef Jung, por encobrimento das vítimas civis, o seu autor nunca foi julgado por um tribunal militar nem teve qualquer sanção. Pelo contrário, Klein ascenderá à alta patente já no próximo ano, passando também a ser responsável pelos assuntos dos oficiais mais graduados.



Resumo da Semana
Frases