Lançamento a 22 de Agosto
Fotobiografia de Álvaro Cunhal

Maria Eugénia Cunhal
Unidos também no ideal

Álvaro Cunhal tem 14 anos quando nasce sua irmã Maria Eugénia. Até ao final da vida foram anos de uma intensa relação, pródiga em afectos. Esse é um traço forte que perpassa a entrevista que Maria Eugénia Cunhal nos concedeu, ao falar do irmão nos seus anos de juventude.

Afável, recebe-nos em sua casa. A conversa flui. A memória recua e organiza o pensamento.



Aborto: Causas e Soluções*
Álvaro Cunhal defendeu a tese de licenciatura há 73 anos

«O Aborto: Causas e Soluções» foi a tese defendida por Álvaro Cunhal, em Julho de 1940, no seu exame de licenciatura do 5.º ano jurídico na Faculdade de Direito de Lisboa. O original, tal como o exame, tem uma acidentada história, pois Álvaro Cunhal tinha sido preso pela PIDE em Maio de 1940 e entre a documentação então apreendida encontrava-se um exemplar dactilografado da sua tese, não revisto nem finalizado. Em consequência de um forte movimento de solidariedade, é autorizado a ir a exame – sob escolta policial – mas não lhe é possível completar e rever o seu trabalho. Apesar disso, e perante um júri composto por célebres personalidades do fascismo, Álvaro Cunhal defendeu a sua tese, obtendo 16 valores na classificação global da licenciatura.



Para derrotar o Governo e a política de direita
PCP apela ao reforço da luta

Jerónimo de Sousa – reagindo à declaração do Presidente da República, no domingo – apelou à «intensificação da luta dos trabalhadores e do povo» para acelerar a queda deste Governo.



Parlamentares retidos na Europa

Breves