Aumento a idade de reforma e fator de sustentabilidade
Corte nas pensões<br> aumenta para mais do dobro

Foi publicado no último dia de Dezembro de 2013, para entrar em vigor em 1-1-2014, o Decreto-Lei 187-E/2013 e a Portaria 378-G/2013, aprovados por este Governo, que aumentam a idade de reforma para os 66 anos e alteram a fórmula de cálculo do fator de sustentabilidade, aumentando o corte na pensão, por efeito apenas deste fator, de 5,45% (o valor que se obtinha com a fórmula anterior) para 12,34%. Mas antes de analisar estes diplomas, interessa referir, pela gravidade que têm se forem concretizadas, as novas medidas divulgadas pelos órgãos de informação que o Governo tenciona tomar mais uma vez contra os trabalhadores e aposentados da Função Pública e os pensionistas da Segurança Social.



Fernando Lopes-Graça
Intelectual, músico, militante comunista

Homenagear Lopes-Graça é homenagear uma figura maior da história da cultura portuguesa que é, ao mesmo tempo, um exemplo de resistente antifascista e de lutador, durante toda uma vida, por uma sociedade livre, justa, fraterna e solidária, liberta de todas as formas de opressão e de exploração.



O Messias Francisco


A luta permanente pela democracia

A «crença» no enriquecimento facilitado pelas ofertas de crédito fácil espalhou-se pelo mundo para dividir o histórico proletariado que constitui a força de trabalho necessária para manter a produção das nações independentes. Pescados com a isca dos princípios individualistas lançados pela estratégia da elite exploradora, muitos aceitaram as ofertas de empregos precários, com mais status social e menor esforço físico, seguindo os modelos visuais e mentais de um estrato social que esbanja recursos em inutilidades festivas e drogas destruidoras das condições de ser humano.