Soluções para Portalegre

A fábrica da Robinson acolheu, no dia 1, uma sessão pública que contou com a presença de Manuela Cunha, primeira candidata da CDU pelo círculo eleitoral de Portalegre, José Luís Ferreira, deputado e membro da Comissão Executiva do Partido Ecologista «Os Verdes», e João Dias Coelho, da Comissão Política do Comité Central do PCP. Para além de Manuela Cunha, a lista da Coligação PCP-PEV é composta por Joel Moriano, Sílvia Feliz e Vítor Martins. Fernanda Bacalhau é a mandatária da candidatura.

«A CDU foi quem mais problemas do distrito levantou na Assembleia da República (AR) e quem mais propostas apresentou para a resolução dos graves constrangimentos que afectam os trabalhadores, as micro, pequenas e médias empresas e agricultores, os produtores de cultura, os serviços de saúde e educação, foi quem, com coragem, apresentou um Plano Imediato de Intervenção Económica e Social para o Alentejo, confirmando que os portalegrenses, o Alentejo e o País precisam de ter na AR deputados que os defendam e que sejam portadores de um projecto alternativo de esperança para a região e para Portugal», disse João Dias Coelho.

Manuela Cunha, na sua intervenção, interrogou o PSD e o PS, partidos com deputados eleitos há vários anos e que têm assumido responsabilidades governativas, sobre «o que têm feito pelo distrito e pelas suas populações». «Aparentemente pouco!», sublinhou, referindo-se à «evolução do despovoamento», à «perda de importância do sector produtivo», à «pobreza a alastrar, fruto das falências, do desemprego e da precariedade no emprego», ao «número de serviços públicos que foram encerrados no distrito», às «acessibilidades prometidas e nunca acabadas» e ao «estado de degradação da qualidade das águas do Tejo, descoberta agora pelo PSD/CDS, ao fim de quatro anos».

A cabeça de lista afiançou ainda que a CDU tem respostas e soluções de âmbito nacional e regional. «O distrito de Portalegre tem todas as condições para produzir mais e de forma sustentável do ponto de vista ambiental», afirmou.

No dia 2, Manuela Cunha e Joel Moriano, acompanhados por activistas da CDU, estiveram reunidos com a direcção da União dos Sindicatos do Alentejo Norte, visitaram a recém inaugurada fábrica de transformação de cortiça, a Robcork, e assistiram à abertura da Festa Medieval de Elvas.

Na segunda-feira, 6, a cabeça de lista, acompanhada de outros elementos da candidatura, esteve reunida com responsáveis do Instituto de Emprego e Formação Profissional de Portalegre, onde abordou as questões do desemprego no distrito.




 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: