Transportes Colectivos do Barreiro na Moita
Um desejo tornado realidade

Durante o mês de Dezembro, os Transportes Colectivos do Barreiro – TCB vão começar a operar também no concelho da Moita, circulando em Alhos Vedros, Baixa da Banheira e Vale da Amoreira. O protocolo de entendimento entre a Câmara da Moita e a Câmara do Barreiro foi assinado no dia 12 de Outubro, num dos autocarros dos TCB, na Estrada da Amizade, a estrada que divide os dois concelhos. No âmbito da assinatura do protocolo entre os dois municípios, foi efectuado o percurso no autocarro pelas freguesias do concelho da Moita, que passam a ser abrangidas pelas carreiras dos TCB.

Para o autarca da Moita, Rui Garcia, a chegada dos TCB ao concelho da Moita é um «contributo significativo para a melhoria da mobilidade da nossa população». Considerando que este é um «momento importante para nós, autarcas, mas também para a nossa população, Rui Garcia sublinhou o facto de os TCB prestarem um «serviço de grande qualidade, de excelência mesmo».

De acordo com as palavras do presidente da Câmara do Barreiro, Carlos Humberto, operar no concelho da Moita «era um sonho com muitos anos, falado entre os dois municípios», mas que, por razões legais, não foi possível concretizar. Agora, os «TCB vão estar em breve a servir também o concelho da Moita». O autarca explicou ainda que «todas as regalias sociais que a população do Barreiro usufrui, como o Passe da Terceira Idade, o Passe + 80 e o Passe de Estudante, serão também alargadas à população de Alhos Vedros, Baixa da Banheira e Vale da Amoreira».

De acordo com o protocolo celebrado e aprovado em reunião dos dois municípios, cabe à Câmara do Barreiro o cumprimento dos percursos e horários de carreiras, o suporte dos custos de operação e a manutenção actualizada da informação referente à oferta de transporte público.

A Câmara da Moita tem a obrigação de proceder à colocação de locais de paragem de autocarro, preferencialmente com abrigos, com a identificação dos TCB, organizar o trânsito local, permitindo melhorar a acessibilidade do transporte público, e comparticipar os títulos bonificados dos utentes do município da Moita.

 



 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: