Cultura e ovos de ouro

Manuel Augusto Araújo
Entre a cultura e turismo há uma imbrincada rede de interesses. Património edificado, museus, eventos culturais são os motores do turismo cultural. O contributo da cultura para o crescimento desse mercado é...

O artigo completo está disponível na edição impressa ou por assinatura on-line



Já é assinante ou comprou o Avante! esta semana?
Inicie sessão




Mais artigos de: Temas

Petróleo e gás <br>no Algarve e Costa Alentejana

O gás natural e o petróleo, sem prejuízo de desenvolvimentos científicos e tecnológicos em curso susceptíveis do aproveitamento de outras formas de energia, são um recurso estratégico nas sociedades contemporâneas. Como qualquer recurso, ainda para mais limitado e escasso como é o caso, a decisão sobre o seu aproveitamento e utilização não é independente das condições em que se realiza, do tempo e do modo em como é efectuado, dos impactos económicos e ambientais da sua exploração, da natureza da propriedade em que esta actividade se desenvolve, da relação com outros recursos e actividades humanas.

 

O estado da cultura em Portugal

Na reunião de quadros com intervenção na área da cultura, realizada no passado dia 2 de Julho, actualizou-se e aprofundou-se o diagnóstico sobre as políticas culturais seguidas pelos sucessivos governos, as consequências de décadas de política de direita também na área da cultura, o seu flagrante conflito com a Constituição da República Portuguesa (CRP) e, consequentemente, com os interesses de desenvolvimento humano, social e cultural do povo português.