Em defesa
dos interesses
dos açorianos
e do desenvolvimento regional
Visita a São Jorge, Pico e Faial
Regulação pública <br>do mercado do leite

João Ferreira terminou, sexta-feira, 22, uma visita de cinco dias às ilhas do triângulo. No final, anunciou que os os deputados do PCP vão lançar uma declaração escrita no Parlamento Europeu (PE) para a criação de um mecanismo de regulação do mercado do leite.

Nesta visita, o deputado do PCP no PE, reuniu com o Departamento de Oceanografia e Pescas, participou num debate sobre o futuro da União Europeia (UE), visitou o navio oceanográfico Arquipélago, reuniu com as associações de pescadores APEDA e APASA, com a Lotaçor e com o Clube Naval da Horta, na ilha do Faial, visitou a conserveira COFACO e contactou pescadores, na ilha do Pico, e, na ilha de São Jorge, reuniu com a associação de pescadores, com a associação de jovens agricultores e visitou ainda a fábrica conserveira Santa Catarina.

Estas iniciativas contaram ainda com a presença de Aníbal Pires, candidato da CDU pelo círculo eleitoral de São Miguel às eleições legislativas dos Açores de 16 de Outubro. O actual deputado regional lidera, também, a lista pelo circulo regional de compensação.

Na sequência destas jornadas, João Ferreira anunciou, em primeira mão, o lançamento no PE, no dia 12 de Setembro, de uma declaração escrita sobre a regulação da produção e do mercado do leite na UE. Esta declaração – subscrita por dez deputados de três grupos políticos e de seis países – exige à Comissão Europeia a criação de mecanismos públicos de regulação da produção e do mercado do leite, assegurando preços justos à produção (que tenham em conta os custos de produção e os preços nos consumidores, impedindo o dumping entre Estados-Membros) e reconhecendo a cada país o direito a produzir.

Esta declaração foi lançada pelo PCP no PE e estará durante três meses à subscrição de todos os deputados.

Ilha das Flores

Anteontem, 26, Aníbal Pires iniciou uma visita oficial à ilha das Flores, de três dias, para ouvir directamente os florentinos e as suas instituições locais. Os problemas do desenvolvimento e da coesão Regional estão no centro da agenda do PCP.




 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: