Aconteu
Banca destruiu 9 mil empregos

Entre 2011 e 2015 a banca eliminou 9219 postos de trabalho e encerrou 1388 balcões em todo o País.
De um universo de 57 069 trabalhadores, o sector contava no final de 2015 com apenas 47 850, ou seja, uma redução de 16 por cento.
A rede de balcões, que era constituída por 6306 agências, sofreu uma diminuição de 22 por cento, para um total de 4908 dependências.
Os trabalhadores até 29 anos de idade foram os mais atingidos pelos cortes de pessoal, passando de um total de 5904 para 2111, ou seja uma redução de 64 por cento.


Défice diminui receitas aumentam

O défice global da Administração Pública diminui 542 milhões de euros nos primeiros sete meses do ano, em relação ao mesmo período de 2015, passando o saldo global de -5,5 mil milhões de euros para -4,9 mil milhões de euros.
Ao mesmo tempo, a receita fiscal cresceu 446,8 milhões de euros (+1,9%), totalizando 24,3 mil milhões de euros, segundo os dados da execução orçamental divulgados dia 25.
O aumento da receita deveu-se sobretudo à subida dos impostos indirectos (+866,6 milhões de euros), enquanto os impostos directos registaram uma diminuição (-419,8 milhões de euros), sobretudo devido às menores receitas no IRC e no IRS.
A despesa aumentou em 624,7 milhões de euros, apesar de a despesa com investimento ter diminuído 226,9 milhões de euros, para um total 1,9 mil milhões de euros.


Suíça testa robôs-carteiros

Os correios suíços (La Poste) apresentaram, dia 23, robôs capazes de entregar cartas e encomendas autonomamente.
Os novos robôs-carteiros, que começam a ser testados já em Setembro na cidade de Berna e em dois outros municípios, são capazes de transportar até dez quilos de carga, circulam nos passeios com a ajuda de um sistema de GPS e de nove câmaras integradas, que também registam eventuais tentativas de furto.
O destinatário é avisado por SMS da chegada da encomenda, podendo recolhê-la de um compartimento do robô que se abre automaticamente. A máquina tem uma autonomia de duas horas e uma velocidade máxima de seis quilómetros por hora.


Maria Lamas evocada em Berlim

O grupo Pó da Terra estreou, dia 24, em Berlim, uma peça teatral sobre Maria Lamas, destacada lutadora antifascista e defensora dos direitos das mulheres.
Jornalista e escritora, ganha notoriedade através do jornal O Século, onde foi responsável pelo suplemento Modas e Bordados.
Com o fim da II Guerra Mundial, liga-se ao Movimento de Unidade Democrática (MUD), torna-se presidente do Conselho Nacional das Mulheres Portuguesas e envolve-se no trabalho do Conselho Mundial da Paz.
Foi presa várias vezes pela PIDE e é obrigada a exilar-se para fugir à repressão. Após o 25 de Abril participa na fundação do Movimento Democrático das Mulheres.
É autora de várias obras, em que se destaca o livro «As Mulheres do Meu País», inicialmente publicado em fascículos.


Maria Eugénia «A Menina da Rádio»

A actriz Maria Eugénia morreu, dia 25, em Lisboa, aos 89 anos.
Estreou-se no filme «A Menina da Rádio» (1944), de Arthur Duarte, interpretando o papel da «menina Geninha», onde contracenou, entre outros, com Maria Matos, António Silva, Curado Ribeiro e Maria Olguim.
A imprensa da época aclamou-a como a «nova estrela do cinema». Em 1947 volta a fazer sucesso no filme «O leão da Estrela», pela mão do mesmo realizador.
A «Menina da Rádio», como ficou conhecida, participou em sete filmes, o suficiente para ganhar «lugar inesquecível na História do cinema português», como realçou a Academia Portuguesa de Cinema, lamentado o desaparecimento da actriz.
Além do cinema, participou também em várias peças de teatro, tanto em Espanha como em Portugal, e desenvolveu uma carreira de cantora, actuando em vários programas radiofónicos.


Música tradicional<br>em Macedo de Cavaleiros

A 16.ª edição do Festival Internacional de Música Tradicional de Macedo de Cavaleiros reuniu grupos nacionais e estrangeiros que preservam a tradição da música popular.
A iniciativa, decorrida entre os dias 26 e 27, juntou a música que se faz no concelho transmontano com sons que vieram da Argentina e de Espanha.
Durante o certame, promovido pela autarquia local, as ruas animaram-se com as habituais arruadas, onde pontuaram os grupos de bombos, as fanfarras e bandas locais.



Resumo da Semana
Frases