«Não estamos
a tomar uma decisão sem fundamentação»
PS e PSD impedem ligação marítima a Santa Maria
PCP vai continuar a luta

PS e PSD chumbaram, no dia 9, uma proposta do PCP para criação de uma ligação marítima regular entre as ilhas de São Miguel e Santa Maria.

Image 21296

Na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, durante a discussão da proposta do PCP, Aníbal Pires, deputado comunista, afirmou que aquela seria «uma medida útil para a economia das ilhas do Grupo Oriental, necessária e urgente para o desenvolvimento de Santa Maria e para quebrar o seu isolamento e porque é uma proposta que, inevitavelmente, se vai tornar realidade, seja ou não concretizada por um governo regional do PS».

O documento foi, no entanto, rejeitado com os votos contra de PS e PSD, a abstenção do CDS e os votos favoráveis do PCP e BE.

«Esta é a quarta vez que o PCP traz esta proposta a este Parlamento. Fizemo-lo em 2012, 2013 e 2015 e, de todas as vezes, a maioria absoluta do PS a chumbou, comprovando, como temos dito, que se tornou o principal obstáculo ao desenvolvimento e ao progresso dos Açores», acusou Aníbal Pires, antevendo o que acabou por acontecer: «Podem chumbá-la mais uma vez, que isso só servirá para aumentar o vosso incómodo quando, no futuro próximo, chegar a altura de terem de a aprovar!».

A proposta do PCP previa a criação de um grupo de trabalho, no âmbito da secretaria Regional do Turismo e Transportes, com a missão de realizar os estudos prévios necessários e formular recomendações para a definição da tipologia, dimensões e modelo de aquisição de um navio adequado para estabelecer esta ligação.

«Não estamos a tomar uma decisão sem fundamentação. Não estamos a acrescentar à despesa pública sem ponderação. Estamos a decidir, sim, que esta ligação é importante, que é útil e a dar o primeiro passo no sentido de a tornar realidade, compatibilizando-a não só com os serviços marítimos e aéreos que já existem, como também com a capacidade financeira da Região», defendeu o deputado do PCP.




 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: