Gaia é um concelho rico pela sua diversidade
CDU promete dinamizar Gaia na apresentação do programa eleitoral

PROPOSTAS David Soares, primeiro candidato da CDU à Câmara Municipal de Gaia, apresentou recentemente, em conferência de imprensa, o programa eleitoral para o município.

Serra do Pilar, foi onde Mário David Soares, o cabeça de lista, juntamente com Diana Ferreira e Sandra Tavares, segunda e terceira na lista concorrente à Câmara Municipal, Paula Baptista, primeira candidata à Assembleia Municipal, e Diana Couto, responsável da Comissão Concelhia de Gaia do PCP, apresentaram no dia 30 de Agosto o programa da CDU para a autarquia, que se distingue dos demais pelas propostas concretas, pelo cumprimento de direitos e pela promessa de melhores condições de vida para a população.

O programa eleitoral, dividido em quatro capítulos (Coesão Territorial, Coesão Social, Coesão Cultural e Gestão Democrática, Participada e Transparente) mostrou claramente os planos programáticos da Coligação Democrática Unitária. O primeiro candidato, na sua intervenção, falou de vários objectivos fulcrais que a CDU considera indispensáveis para o desenvolvimento da autarquia. Foram enunciadas intenções de aumentar a mobilidade dos cidadãos do concelho; de lutar pela democratização do funcionamento do poder dos órgãos autárquicos, assim como da reposição de todas as freguesias; de valorizar o centro histórico e o património cultural do município; de estimular a criatividade e a participação artística e cultural da população; de reabilitar e animar os espaços públicos e as zonas verdes; de reforçar o apoio social das crianças, jovens e dos idosos; de defender o emprego com direitos e assegurar serviços públicos de saúde, educação e segurança.

Coesão territorial
Mais recentemente, no passado dia 7, foi apresentada uma declaração programática que tratou em pormenor o capítulo Coesão Territorial do programa eleitoral. Nesta iniciativa ficaram esclarecidas as intenções de lutar pela reposição das freguesias com a vontade das populações e dos órgãos autárquicos. No âmbito dos transportes públicos e das infraestruturas, ficou o compromisso de completar as redes de abastecimento de água e de saneamento, e de alargar e melhorar a rede de transportes dentro do espaço do concelho como do concelho para o seu exterior.

Do ponto de vista do urbanismo ficou patente a intenção da aplicação de políticas direccionadas aos interesses e aspirações dos gaienses que passam pela valorização e dinamização do centro histórico da cidade, assim como a promoção de novas centralidades no concelho. A preocupação ecológica da CDU também teve lugar neste capítulo do programa, sendo que os candidatos se comprometeram a requalificar e a preservar a estrutura ecológica concelhia, a exigir a selagem do Aterro de Sermonde e a defender a água pública. Quanto à segurança e à protecção da população, a CDU prometeu e promete reforçar os meios humanos e materiais das forças de segurança do concelho (PSP e GNR) para garantir o seu correto funcionamento, e promete aprofundar a políticas de apoio às associações de Bombeiros do concelho.




 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: