Aconteu
Fosso salarial agravou-se em Portugal

Portugal foi o país da União Europeia (UE) em que o fosso salarial entre homens e mulheres mais cresceu entre 2011 e 2016.

Segundo as estatísticas do Eurostat, divulgadas dia 7, a diferença salarial entre homens e mulheres em Portugal aumentou para 17,5 por cento (+4,6%), tendo baixado 0,3 por cento, em 2016, em relação ao ano anterior.

Em média, o fosso salarial dentro da UE caiu 0,6 por cento, passando de 16,8 por cento, em 2011, para 16,2 por cento, em 2016.

A Roménia (-4,4%), Hungria (-4%), Espanha e Áustria (-3,4% cada), Bélgica (-3,3%) e a Holanda (-3%) foram os países que contribuíram para a diminuição das diferenças.

Os países com maiores diferenças salariais entre homens e mulheres são a Estónia (25,3%), República Checa (21,8%), Alemanha (21,5%), Reino Unido (21,%) e Áustria (20,1%).


SMN abrange 20% dos trabalhadores

O número de trabalhadores a receber salário mínimo nacional (SMN) atingiu, em Dezembro, 670 mil pessoas, mais nove por cento face ao período homólogo, revela o oitavo relatório do Governo de acompanhamento da retribuição, divulgado dia 9.

Porém, entre Janeiro e Dezembro do ano passado a percentagem de trabalhadores abrangidos pelo SMN baixou de 22,8 por cento para 20,4 por cento.

O documento mostra ainda que, em termos homólogos, a proporção de contratos iniciados com remuneração base igual ao salário mínimo aumentou 1,5 pontos percentuais, atingindo 33,7 por cento de trabalhadores em Dezembro. No entanto, verificou-se uma descida em relação a Janeiro de 2017, quando os novos contratos pagos com SMN representaram 38,9 por cento.


João Pereira eleito atleta do ano

O português João Pereira foi eleito atleta do ano na cerimónia da União Europeia de Triatlo que decorreu, dia 10, em Moscovo.

O triatleta do Benfica sagrou-se no ano passado campeão europeu na distância olímpica e na distância sprint.

Na corrida pelo prémio estavam ainda os espanhóis Mario Mola e Uxío Abuín Ares, vencedores do mundial de triatlo de 2017 e da Taça do Mundo de Weihai, respectivamente.


Cruzeiro Seixas homenageado no CPS

O artista plástico e poeta Cruzeiro Seixas foi homenageado numa cerimónia realizada, dia 6, no Centro Português de Serigrafia, em Lisboa, que contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Na ocasião foi ainda apresentada a obra «Catálogo de Obra Gráfica e Múltiplos de Arte» do artista, que está com 97 anos.

Cruzeiro Seixas é considerado um dos nomes cimeiros do surrealismo português, movimento artístico que teve um papel relevante na luta pela liberdade em Portugal.


Festival leva teatro ao Alentejo

O 5.º Festival Internacional de Teatro do Alentejo (FITA) abriu, dia 8, em Ponte de Sor, com o espectáculo de marionetas, «Apara o rapaz que vai e vem», da companhia Valdevinos.

O certame, organizado pela Companhia de Teatro Lendias d'Encantar, de Beja, decorre até ao próximo domingo, 18, incluindo mais de 40 sessões de espectáculos de teatro e dança, um ciclo de performances de companhias e artistas de dez países ibero-americanos, concertos, jantares temáticos e cinema.



Resumo da Semana
Frases