600 pessoas em jantar na Madeira

Jerónimo de Sousa esteve na Madeira na sexta-feira, 16, a assinalar o aniversário do PCP. Com ele estiveram, na Estalagem da Encumeada, na Ribeira Brava, cerca de 600 pessoas, entre militantes e simpatizantes do Partido. Para além do Secretário-geral do PCP interveio ainda Edgar Silva, membro do Comité Central e responsável pela organização partidária no arquipélago.

Realçando um conjunto de questões relacionadas com a situação na região, em particular as eleições regionais do próximo ano, Edgar Silva rejeitou que a opção seja (como está a ser avançado por diversos quadrantes) entre dois eventuais «vencedores»: Paulo Cafôfo ou Miguel Albuquerque. O que estará em causa, garante o dirigente do PCP, não é a eleição de um presidente do governo, mas de 47 deputados e da sua distribuição.

Após antecipar a pergunta que será colocada ao PCP, das eventuais vantagens de «juntar todos os partidos das oposições», Edgar Silva respondeu que é a realidade do País a provar que «o que faz a diferença é a CDU». Todas as medidas que traduziram avanços, recuperação de direitos, melhoria das condições de vida dos trabalhadores e do Povo «tiveram a mão da CDU». Mais força tivesse maiores seriam esses avanços. Quanto ao chamado «voto útil», o membro do Comité Central garantiu que útil é o voto que «serve para quebrar o rumo de empobrecimento do povo e do País», ou seja, o voto na CDU.

Na sua intervenção, Jerónimo de Sousa chamou a atenção para aquele que é um vector essencial de qualquer política de esquerda: a prioridade à valorização dos trabalhadores. Esta questão, que está a motivar a realização de uma campanha nacional de contacto com os trabalhadores nas empresas e locais de trabalho, é essencial na luta que o PCP trava pela política alternativa patriótica e de esquerda.

Para lá da Madeira e do Alentejo (ver texto principal nestas páginas), com ou sem a presença do Secretário-geral, as comemorações do 97.º aniversário do Partido estão a decorrer em todo o País, em múltiplas iniciativas que reúnem milhares de pessoas.

 



 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: