Partido do Trabalho da Bélgica avança nas eleições municipais

Nas eleições municipais do dia 14, o Partido do Trabalho da Bélgica (PTB) conseguiu um significativo avanço nas cidades mais importantes da Flandres e continuou a progredir em Bruxelas e Valónia. Destacam-se os resultados em Bruxelas, com 11,6%; Antuérpia, a 2.ª cidade portuária europeia, com 8,7%; nas duas cidades mais importantes da Valónia, Liège, com 16,3%, e Charleroi, com 15,7%; e em Gante, a 2.ª maior cidade da Flandres, com 7,1%.

«Conseguimos os objectivos em todo o país», disse Peter Mertens, presidente do PTB. «Pela primeira vez, deixámos de ser um fenómeno urbano baseado em Antuérpia e Liège para conseguir um avanço em quase todas as cidades médias e grandes da Valónia, da região de Bruxelas e da Flandres. Passámos de 50 a 156 representantes públicos».

«Na campanha eleitoral, os partidos tradicionais discutiram muito lugares e coligações. O PTB centrou-se em questões de fundo», frisou Raoul Hedebouw, porta-voz do partido. «Conseguimos que tenham sido abordados temas como a habitação social de qualidade. O transporte público urbano gratuito e a sua importância ecológica. A governabilidade, exigindo reduzir para metade os salários dos alcaides das grandes cidades, porque os representantes públicos devem viver como o povo e não noutro mundo».




 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: