• José Augusto

E que tal sobrevoar o lago da Atalaia pendurado num slide, para desfrutar da fabulosa panorâmica?
O desporto na Festa dá saúde e faz crescer

No momento em que alinhamos este texto, a alguns dias da Atalaia acolher milhares de pessoas de todos os pontos do País, perto de quatro mil atletas de todas as idades já se inscreveram na Corrida e na Caminhada da Festa. É este o mais dinamizador e entusiasmante ponto do seu programa desportivo (que se estende pelos três dias), que se assume como uma das mais participadas corridas populares que se realizam no nosso País, aberta a atletas federados e não federados.

O percurso, ao longo da Baía feita de águas do Tejo, bordejando Amora, Arrentela e Seixal, pede meças pela sua beleza e graciosidade, um descanso para o espírito e um regalo para os olhos. O ano passado, foi a campeoníssima Albertina Dias a dar o tiro de partida. A tradição será mantida e, este ano, outro grande nome, o fundista Paulo Guerra, detentor de vários títulos nacionais e além-fronteiras, aceitou a responsabilidade de dar andamento competitivo a milhares de atletas.

Alegria, arte e competitividade

«O desporto na Festa é alegria, arte e criatividade. São mais de quarenta modalidades, muitas de alta competição, lado a lado com modalidades desportivas e recreativas de raiz profundamente popular, praticadas por milhares de atletas que antes e durante três dias contribuem para fazer do Desporto da Festa um imenso e dinâmico convívio desportivo, emprestando, com a sua dinâmica e qualidade, mais beleza e conteúdo à Festa do Avante!» – assim se escreveu na revista-programa da Festa e aqui se reescreve para que se compreenda claramente o sentido da competição que terá a Atalaia como cenário.

O desporto na Festa é, acima de tudo, uma homenagem ao exercício físico e uma chamada de atenção para a necessidade de se praticar desporto desde os primeiros anos de vida. Segundo um estudo levado a cabo no ano lectivo de 2016/2017 pela Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil, em Portugal mais de 28,5 por cento das crianças entre os 2 e os 10 anos de idade têm excesso de peso e 12,7 por cento dessas são já obesas.

Desporto como escola de valores

A Festa do Avante!, por meio do seu programa desportivo, deseja concorrer para o enraizamento da ideia de que o desporto combate a obesidade, reduz o risco de doenças cardiovasculares, fortalece os músculos, os ossos e articulações, como nos dizem estudos de credibilidade inabalável. Além disso, alimenta a autoestima dos praticantes, já que estes assimilam um conjunto de capacidades, antes desconhecidas, e melhora a sua condição física.

O desporto é, também, um meio privilegiado para o estreitamento de laços sociais, possibilitando a partilha de sentimentos e a criação do espírito de pertença a um grupo. E auxilia-nos a adquirir valores: da saúde, do respeito, da amizade e da justiça, e também da multiculturalidade e do empenho, assim como o valor da derrota, da qual podemos sempre tirar valiosos ensinamentos.

O programa é muito diversificado e intenso, pelo que a oferta abre o apetite. Há modalidades para todos os gostos, jogos populares, disciplinas consagradas a deficientes, como o torneio de boccia ou basquetebol em cadeiras de rodas. Há jogos tão populares em todo o País como o da malha, chinquilho ou matraquilhos. Há finais por escalões do torneio de futsal, bem como festivais, demonstração e saraus de dança, artes marciais, ioga, patinagem artística, ballet. Os interessados poderão também participar no torneio de xadrez ou na simultânea conduzida pelo xadrezista Mário Figueiredo.

E que tal sobrevoar o lago da Atalaia pendurado num slide, para desfrutar da fabulosa panorâmica que se estende desde o Seixal até à Ponte Vasco da Gama? Não vale a pena ter medo, pois os paraquedistas de serviço garantem segurança absoluta.

Quem se interessa por esta coisa do deporto, certamente que espera com interesse pelo debate «Boas práticas de inclusão no desporto», agendado para as 18h40 de sábado.




 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: