Turismo sustentável para o distrito de Leiria

A bordo da embarcação Odisseia Viva, Heloísa Apolónia, primeira candidata da CDU pelo círculo eleitoral de Leiria, viajou, no passado dia 22, até à Reserva Natural da Berlenga. Presentes estiveram também Sérgio Leandro, mandatário distrital, Ângelo Alves, da Comissão Política do PCP, e Sónia Colaço, da Comissão Executiva do PEV, entre outros dirigentes e activistas da CDU.

A iniciativa pretendeu chamar a atenção para várias questões relacionadas com o necessário equilíbrio entre a preservação do meio ambiente – nomeadamente na Reserva Natural das Berlengas, com a limitação da presença humana – e o desenvolvimento de actividades económicas na área do turismo e actividades lúdicas que, se bem dimensionadas, concebidas e fiscalizadas, podem potenciar a consciência ambiental, desenvolver a economia local, valorizar as próprias reservas naturais, garantir rendimentos aos actuais operadores turísticos-marítimos e potenciar o desenvolvimento do turismo regional, integrando-o com outras áreas, como os desportos aquáticos, eco-turismo, turismo cultural, etnográfico, patrimonial e histórico, entre outros.

Entre outras propostas e medidas para a preservação da Reserva da Berlenga e para o desenvolvimento do turismo no concelho de Peniche e no distrito de Leiria, a CDU defende a «criação de condições e o apoio a projectos inovadores (como é exemplo a embarcação Odisseia Viva) que valorizem o território protegido, contribuam para a formação da consciência ambiental e simultaneamente respeitem as medidas de preservação da natureza» e «dotar o Instituto para a Conservação da Natureza dos meios necessários ao cumprimento da sua missão e garante da salvaguarda do património natural».

Imensa actividade
Dia 27 de Agosto, na Marinha Grande, foi feito o balanço da actividade dos grupos parlamentares do PCP e do PEV referente ao distrito de Leiria. Mesmo sem deputados eleitos por este círculo eleitoral, estes dois partidos foram responsáveis por 58 perguntas ao Governo, levantadas a partir de dezenas de visitas e encontros que percorreram praticamente todos os concelhos do distrito, bem como por mais de duas dezenas e meia de iniciativas legislativas (projectos de lei e projectos de resolução).

Participaram na iniciativa as candidatas Heloísa Apolónia e Isabel Freitas, Bruno Dias, deputado do PCP na Assembleia da República, Ângelo Alves e Sónia Colaço. Antes teve lugar uma acção de contacto com a população da Nazaré.

 



 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: