Pela liberdade de expressão

Mi­lhares de pes­soas ma­ni­fes­taram-se no pas­sado sá­bado, em San Se­bas­tian, contra a sus­pensão pre­ven­tiva do «Eus­kal­dunon Egun­karia», único diário que se pu­bli­cava in­te­gral­mente em «eus­kera» (a língua basca) até ser fe­chado, quinta-feira, dia 20, por ordem do juiz da Au­di­ência Na­ci­onal, Juan del Olmo, por ale­gada «ins­tru­men­ta­li­zação pela ETA».

No mo­mento do en­cer­ra­mento do jornal, a Guarda Civil de­teve igual­mente dez ele­mentos da ad­mi­nis­tração, onde se in­clui o di­rector, e apre­endeu o ser­vidor onde es­tava alo­jada a versão elec­tró­nica do jornal, fi­cando na posse das men­sa­gens e dados pri­vados. A ope­ração de­correu sem que fossem di­vul­gados os factos em que as­sentam a acu­sação de co­la­bo­ração com a or­ga­ni­zação clan­des­tina.

En­tre­tanto, já na terça-feira, o juiz Del Olmo or­denou a prisão efec­tiva de cinco dos dez de­tidos e fixou fi­anças entre 12 mil e 30 mil euros para os res­tantes. Por julgar ficou o di­rector da pu­bli­cação que se en­contra hos­pi­ta­li­zado.

Na ma­ni­fes­tação mar­caram pre­sença três con­se­lheiros do exe­cu­tivo basco e vá­rios di­ri­gentes do Par­tido Na­ci­o­na­lista (PNV), do Eusko Al­kar­ta­suna e da Iz­querda Unida - as três for­ma­ções que in­te­gram o go­verno basco e que exigem a re­a­ber­tura ime­diata do diário. Também o líder da ile­ga­li­zada co­li­gação in­de­pen­den­tista Ba­ta­suna, Ar­naldo Otegi, se juntou ao pro­testo.

Em Julho de 1998, outro juiz também da Au­di­ência Na­ci­onal, Bal­tasar Garzon, or­de­nara o en­cer­ra­mento do diário «Egin» acu­sado de pu­blicar os co­mu­ni­cados da ETA. Quase cinco de­pois as pes­soas então de­tidas e acu­sadas con­ti­nuam à es­pera de um jul­ga­mento que apure as res­pon­sa­bi­li­dades.

Longe de ser a nova versão do «Egin», o «Eus­kal­dunon Egun­karia» foi fun­dado, em 6 de De­zembro de 1990, por uma pla­ta­forma de ci­da­dãos de di­fe­rentes ori­en­ta­ções po­lí­ticas e era ac­tu­al­mente sub­si­diado pelo go­verno re­gi­onal.



Mais artigos de: Europa

Crise abala G7

Reu­nidos na sexta-feira e sá­bado, os mi­nis­tros das fi­nanças e dos bancos cen­trais do G7 re­co­nhe­ceram o fraco cres­ci­mento das suas eco­no­mias e os riscos de uma guerra contra o Iraque.

Portugal perde fundos

A Comissão Europeia aconselha Portugal a apresentar em 2003 o «adequado» número de projectos candidatos ao Fundo de Coesão, de modo a recuperar as verbas perdidas e a pôr fim à infracção na concessão de serviços à Águas de...

Circulação mais fácil

Na sequência de um relatório aprovado pelo Parlamento Europeu um cidadão da União Europeia passa a poder permanecer no território de outro Estado membro, sem necessidade de cumprir qualquer formalidade, pelo período de seis meses, e não apenas três meses como...

Espanha clama «Nunca Mais»

Uma imensa multidão voltou a invadir as ruas da capital espanhola, desta vez para responsabilizar o governo de Aznar pelo desastre do petroleiro «Prestige» ao largo da costa da Galiza. Os protestos contra a guerra também se fizeram ouvir. Os organizadores afirmam que participaram na marcha...

Nações e oportunidades

A propósito do próximo congresso de um dos partidos da coligação no poder, o ministro da Defesa e líder do CDS-PP deu o pontapé de saída para as eleições europeias de 2004. Ficámos, então, a saber da sua intenção de propor aos...