Espanha condena Otegi

Arnaldo Otegi, o porta-voz do partido independentista basco Batasuna, foi condenado, sexta-feira da semana passada, a 15 meses de prisão por alegado incitamento à violência e ao terrorismo.
Os juizes do Tribunal Supremo de Justiça consideraram que as declarações do actual deputado do parlamento do País Basco, proferidas durante o funeral de um suposto membro da ETA, em 2001, procuraram justificar a acção da organização e, nessa medida, atacar a autoridade e legitimidade do Estado.
Para além da pena de prisão, que terá efectivamente de ser cumprida caso os recursos para instâncias superiores não revoguem a decisão, o tribunal aplicou ainda oito anos de inelegibilidade a Otegi, impedindo-o de ser eleito para qualquer cargo público.
Recorde-se que, no ano passado, o Batasuna foi ilegalizado por alegadas ligações ao terrorismo, medida só possível depois da aprovação «consensual», nas cortes espanholas, de uma nova lei dos partidos.


Mais artigos de: Breves Intenacional

Mãos desesperadas

De acordo com informações divulgadas pelas autoridades suecas, centenas de emigrantes provenientes do continente africano, do Médio Oriente ou da Europa de Leste estão a automutilar as mãos para impedir o reconhecimento das suas impressões digitais.O acto desesperado destes refugiados impossibilita a troca de informações...

África do Sul combate a SIDA

O governo sul-africano ordenou, na passada semana, a distribuição gratuita de medicamentos retrovirais aos doentes infectados com o vírus do HIV.A medida, reclamada há anos por associações e organizações humanitárias a operar no terreno, insere-se num programa público de combate à doença que afecta, segundo estimativas...