Patronato britânico defende deslocalizações

A conferência anual da Confederação Britânica da Indústria (CBI) abriu, na segunda-feira, 8, com um discurso do seu director-geral, Digby Jones, que defendeu abertamente a deslocalização de empresas e serviços e criticou as regulamentações europeias do trabalho.
«Não podemos enganar-nos: trata-se de uma questão de sobrevivência», afirmou Jones, para quem a deslocalização é sinónimo de «mais produtividade e de melhores bens e serviços, reconhecendo que «o desafio é criar mais empregos do que aqueles que se perdem».
Segundo uma sondagem efectuada por encomenda da mesma CBI junto de 150 empresas que empregam 750 mil pessoas no Reino Unido e 2,2 milhões no resto do mundo, 30 por cento afirmaram já ter deslocalizado certas actividade para o estrangeiro, enquanto uma em cada quatro tem planos para o fazer. Desta forma, 250 mil empregos terão sido deslocalizados ao longo da última década, sobretudo para países como a China ou a Índia.
Digby Jones criticou ainda os regulamentos comunitários designadamente os relativos à limitação da jornada semanal de trabalho, dispositivo que considerou arcaico.


Mais artigos de: Europa

Exploração agravada

Depois de semanas marcadas por fortes movimentações dos operários da Opel e da Volkswagen na Alemanha ocidental, os sindicatos cederam à pressão chantagista do capital, aceitando trocar salários e direitos por garantias de emprego.

UE elimina veto

A cimeira de chefes de Estado e de governo da União Europeia adoptou um plano de acção para cinco anos em matéria de asilo e de imigração clandestina.

Escândalo de corrupção atinge Alcatel

O grupo francês de telecomunicações é suspeito de ter pago milhões de euros pela obtenção de contratos públicos na Costa Rica, estando implicados o presidente da República em exercício e dois antecessores.O escândalo rebentou em 28 de Setembro, quando um diário o La Nacion revelou que a esposa de José Antonio Lobo,...

Ensino só para alguns

«E agora não contentes, querem privatizar o conhecimento, a sabedoria, o pensamento que só à humanidade pertence.» Bertoldt BrechtQuem andou em Lisboa na passada quinta-feira apercebeu-se com toda a certeza de uma manifestação de estudantes do ensino superior que, pela «centésima» vez, protestavam em voz alta contra a...