Garzon acusa deputados bascos

O juiz espanhol Baltasar Garzon acusou, na segunda-feira, dia 28, dois deputados bascos do grupo Sozialista Abertzaleak (SA) de pertencerem à ETA, exigindo que sejam julgados em tribunal.
O magistrado da Audiência Nacional, a principal instância penal espanhola, emitiu no mesmo dia um mandado internacional de captura contra um antigo deputado do Batasuna, partido independentista basco ilegalizado, José Antonio Urruticoetxea, conhecido como «Josu Ternera».
Os dois deputados do SA, Joseba Alvarez e Joseba Permach defenderam recentemente a constituição de duas mesas de negociação sobre o conflito basco, uma integrada pelos partidos políticos, movimentos sociais e sindicatos e outra entre o governo e a organização independentista armada ETA.


Mais artigos de: Breves Europa

Berlusconi implicado em novo caso

O Tribunal de Milão terá concluído um processo de investigação que abrange 14 pessoas, entre as quais o primeiro-ministro de Itália, Silvio Berlusconi e o presidente do seu império mediático Mediaset, Fedele Confalonieri.Segundo a imprensa italiana de domingo, 21 de Fevereiro, o Ministério Público tem na sua posse...