Santa Maria da Feira

CDU preocupada com «estado de sítio» da Aanifeira

Realizou-se no passado dia 25 de Agosto na sede do PCP, em Santa Maria da Feira, um encontro entre vários candidatos da CDU às eleições autárquicas e a associação Aanifeira. Em representação da associação estiveram presentes Constança Silva e Vítor Barros que expuseram as suas dificuldades e preocupações a Antero Resende, Lúcia Gomes, Joaquim Pedro, Pedro Almeida, Paulo Colaço, Maria João Teixeira, Armando Morais e Luís Quintino.
A associação, que alberga e cuida de mais de 700 cães, revelou as enormes dificuldades que sente na prossecução da sua actividade. Os custos fixos da alimentação, por exemplo, atingem um montante de 800 euros por semana, o que se revela, na grande maioria das vezes, incomportável para esta associação que sobrevive da beneficência de alguns particulares, nomeadamente de fora do concelho e até de fora do país.
É inegável, para a CDU, que a associação em causa presta um serviço a todo o município e à comunidade com a recolha e tratamento dos animais abandonados. Tarefa que, por excelência, é da responsabilidade do Executivo camarário, que se limita a recolher alguns animais, mantendo-os no canil municipal entre dois a três dias, quando, por lei, deveria mantê-los oito dias nessas instalações. Sucede que, e apesar do apoio monetário da Câmara Municipal, esse dinheiro é como que devolvido a este órgão, através do pagamento, pela Aanifeira, da vacinação dos animais ao veterinário municipal.
Temos, assim, a assunção, por parte de uma associação sem fins lucrativos, de responsabilidades camarárias, chegando ao cúmulo, inclusive, de poupar a este órgão recursos humanos e financeiros com a recolha dos animais do canil antes do esgotamento do período legal.
Outra das dificuldades sentidas é também a abusiva acumulação de lixos e despejo de resíduos nos terrenos contíguos às instalações da associação e a reiterada recusa por parte das empresas de recolha de resíduos da retirada dos lixos produzidos pelo próprio canil.
Como propostas de resolução de um problema que é de todos, a Aanifeira aponta, ao exemplo de países vizinhos como sejam a Espanha ou Inglaterra, campanhas de castração dos animais, através da celebração de protocolos entre a Câmara Municipal e clínicas veterinárias, não só para os animais abandonados, como também para os domésticos, democratizando assim o acesso a esta prática à maioria dos cidadãos.
A resolução do problema passaria ainda pela doação por parte da Câmara à Aanifeira dos terrenos onde está implantado o canil, para que mais facilmente esta faça as alterações urgentes que a presença dos animais impõe, e por amplas campanhas de sensibilização e angariação de sócios.
Contudo, a flagrante falta de apoios por parte da Câmara coloca esta associação em «estado de sítio» permanente. Veja-se que, pelo País fora, associações que levam a cabo trabalho idêntico, quando apoiadas pelas respectivas Câmaras Municipais, o sucesso do seu trabalho é garantido.
A CDU reconhece e valoriza o esforço e militância desta associação que, a troco de nada, e por vezes até de faltas de respeito, presta um serviço muito importante aos cidadãos, ao município e ao ambiente, afirmando o seu compromisso com esta causa, que passa pela dignificação do trabalho da Aanifeira através da denúncia e do combate aos problemas por esta sentidos e do apoio na resolução dos mesmos.


Mais artigos de: Nacional

Funcionamento «pouco transparente»

A candidata da CDU à Câmara de Gaia, Ilda Figueiredo, exigiu uma auditoria à «grave situação financeira» da autarquia, designadamente às empresas municipais e fundações, que classificou de «sorvedouros» de dinheiro.

Uma mais valia para o concelho

Na apresentação dos candidatos da CDU para a freguesia de Vilar de Mouros, que se realizou no passado mês de Agosto, Carla Maria Guerreiro, cabeça de lista da coligação para a Câmara de Caminha, valorizou o trabalho realizado por Carlos Alves, presidente da Junta de Freguesia.«Não posso deixar de valorizar o quanto o...

CDU quer dinamizar o Porto

O candidato da CDU à Câmara Municipal do Porto, Rui Sá, afirmou, em declarações à comunicação social, que a autarquia tem que ter um papel «fundamental» na criação de uma rede de parcerias entre instituições para que o Porto ganhe mais credibilidade.«Somos demasiado conhecidos pelas políticas de capela», disse,...

Espaço CDU em Alfama

No domingo, dia 11, foi inaugurado o espaço CDU na Rua das Escolas Gerais, no bairro de Alfama. Depois das intervenções das actuais presidentes das juntas de freguesia de Santo Estêvão e São Miguel, que encabeçam as listas da CDU às eleições de 9 de Outubro, Modesto Navarro saudou esta forma de aproximação às populações,...

«Por uma democracia saudável em Arronches»

A CDU de Arronches está a criar condições para eleger, nas próximas Eleições Autárquicas pelo menos um vereador, para ir ao encontro das preocupações da população do concelho e defender o princípio da colegialidade autárquica.«Também nós, lutamos com dificuldades financeiras, mas estamos a fazer um trabalho honesto e...

Mostra de Cinema da América Latina

De 15 a 24 de Setembro o Fórum Lisboa vai acolher uma Mostra de Cinema da América Latina onde serão exibidos filmes representativos das actuais tendências da cinematografia latino-americana. Para o efeito, a Casa da América Latina, a EGEAC - empresa municipal responsável pela gestão dos espaços culturais do município de...

Confiança numa vida melhor

Com a campanha da CDU nas ruas, o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, participou em diversas iniciativas e andou um pouco por todo o País. A afirmar, como diz o lema da campanha da coligação, a sua confiança numa vida melhor.

Militares protestaram

Depois das enormes pressões para calar o descontentamento nas Forças Armadas e da proibição da manifestação de anteontem à tarde, o protesto acabou por transbordar da Casa do Alentejo para a baixa lisboeta.