Executivo de Odivelas começa mal

A primeira iniciativa do novo executivo municipal de Odivelas, poucos dias depois de tomar posse, foi tomar duas medidas «absolutamente imorais» contra os trabalhadores. A primeira, rescindir, por correio, contratos de avença a trabalhadores com cargos de assessoria e chefia, a segunda, deixar de pagar horas extraordinárias a trabalhadores da autarquia.
A Célula dos Trabalhadores Comunistas na C.M.O., em comunicado divulgado no passado dia 23, exigem assim que o novo executivo ponha «cobro imediato» a estas medidas, cumpra as promessas eleitorais e resolva as situações gravosas existentes na Câmara, que afectam os trabalhadores, a eficiência dos serviços, o desempenho das funções de prestação de serviços à população e aumentam os encargos e despesas públicas supérfluas.
Os comunistas lembram como exemplo destas situações a dispersão de instalações, a falta de vigilância e promoção da saúde dos trabalhadores, a insuficiente formação profissional, a desintegração funcional e o subaproveitamento das capacidades dos trabalhadores ou a ausência de políticas de acção social interna consequentes.
Para a solução destas e outras situações, a Célula do PCP pretende que o Executivo Municipal consagre já no próximo Orçamento e Grandes Opções do Plano verbas para o arranque da construção do Edifício para os serviços da Câmara, crie na Câmara um Centro de Saúde Ocupacional, com as valências necessárias, desenvolva acções de formação e valorização profissional e envolva os trabalhadores na definição de prioridades de investimento de políticas de acção interna.
A implementação da creche/jardim de infância municipal, a reposição do acesso à utilização da piscina municipal pelos trabalhadores do município e o estabelecimento de novos protocolos com instituições na área social, da saúde e do desporto são outras das exigências dos comunistas.


Mais artigos de: PCP

Minimizar a crise

A situação política presente e, ainda, o PIDDAC continuam a ser analisados pelas organizações do PCP que preocupadas com o agravamento da qualidade de vida dos trabalhadores, apontam medidas para minimizar a crise.

DORAA reuniu

A Direcção da Organização da Região Autónoma dos Açores do PCP, reuniu, no passado dia 19, na Horta, alargando-a aos membros do Conselho Regional residentes nas ilhas do Faial e Pico.A reunião, que teve a participação de Jorge Cordeiro, da Comissão Política, para além da situação política, discutiu e aprovou as linhas de...

Faleceu Serafim Brás Silva

Faleceu, no dia 15 de Novembro, vítima de ataque cardíaco, o camarada Serafim Brás Silva, membro do Comité Central do PCP e responsável pela Direcção da Organização Regional de Viana do Castelo.No telegrama de sentidas condolências enviado à família, o Secretariado do Comité Central do PCP lembra Serafim Brás como o...

Reforçar na base

Na Quinta da Atalaia, sábado, foi dado um importante passo para o reforço das organizações de base dos trabalhadores e para uma melhor intervenção dos comunistas nas empresas, onde é mais acesa a luta de classes.