«Zona sem caça»

A Associação Distrital de Agricultores da Guarda (ADAG) pretende a criação de uma «zona sem caça» na encosta da Serra da Estrela sobranceira a Gouveia com o objectivo de preservar o ecossistema local.
António Machado, presidente daquela organização, afecta à Confederação Nacional da Agricultura (CNA) disse, entretanto, que se tratam de terrenos que se inserem em áreas classificadas do Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE) «com grande interesse para a conservação da natureza».
António Machado adiantou ainda que «o exercício da caça pode causar perigo para a vida saúde e tranquilidade das pessoas, além do facto de as áreas em causa serem de paisagem protegida».
Por outro lado, observou que toda a área cinegética classificada e não classificada do concelho de Gouveia está concessionada a associações de caça associativa.
A conservação da natureza e o fomento da fauna são argumentos da ADAG para defender a criação da «zona sem caça». Defende igualmente que não seja criada qualquer outra zona de caça no PNSE para evitar «danos em termos ecológicos, económicos e de saúde pública».


Mais artigos de: Nacional

Retrocesso para a condição feminina

Analisando as noticias que têm vindo a público sobre a eventualidade de legalização da prostituição em Portugal, o MDM manifestou a sua «frontal oposição aos sinais de branqueamento da prostituição», desenvolvida por sectores universitários com a cumplicidade de elementos governamentais.

«Negócio da morte»

O PSD na Câmara Municipal de Lisboa volta à carga com a privatização dos cemitérios e, designadamente, com os negócios da cremação a empresas privadas. Já no mandato anterior se verificara a mesma situação.

SAP não vai encerrar

Em vários pontos do País têm sido fechados serviços públicos de extrema importância, prejudicando a qualidade de vida das populações e desqualificando os territórios. Por isso, tendo o município e as freguesias de Vendas Novas tido conhecimento de uma eventual intenção da Direcção Regional de Saúde (DRS) do Alentejo...

Beja contra degradação dos transportes públicos

A Assembleia Municipal de Beja criticou, na passada semana, a «degradação» dos serviços prestados pela Rodoviário do Alentejo (RA) à população do concelho. Numa moção de protesto, depois de aprovada por unanimidade na última reunião da assembleia, os autarcas contestaram a alegada redução do número de carreiras para a...

«Trofeu Rostos do Ano»

Anualmente o jornal «Rostos» atribui o «Trofeu Rostos do Ano» através do qual distingue diversas personalidades e instituições em diferentes áreas pela acção desenvolvida. Na área do trabalho foi decidido atribuir o prémio à Sub-Comissão de Trabalhadores da Linha do Sado pela acção desenvolvida na defesa do sector...