Montenegro proclama independência

O parlamento do Montenegro proclamou a independência do país em relação à Sérvia durante uma sessão parlamentar extraordinário, no sábado. A sessão foi boicotada pelos representantes dos partidos favoráveis à manutenção da união. Os deputados presentes aprovaram uma «declaração de independência», que fixa como prioridade do novo Estado a integração nas instituições euro-atlânticas.
Os resultados oficiais do referendo indicam que o «sim» à independência ganhou com 55,5 por cento dos votos, contra 44,5 por cento do «não». A União Europeia fixou como limite mínimo 55 por cento de votos favoráveis para aceitar a separação dos dois países.
Estes valores foram contestados por alguns partidos, que inclusive votaram contra os resultados definitivos anunciados na Comissão para o Referendo. O presidente do órgão, o eslovaco Frantisek Lipka, referiu que utilizou o seu voto como modo de desempate para validar os resultados definitivos. Foram apresentadas 241 queixas contra situações consideradas ilegais no decorrer do referendo, mas todas foram rejeitadas pelos tribunais.


Mais artigos de: Europa

Protestos populares contra a Nato

A presença na Ucrânia de um navio de guerra norte-americano com bandeira da Nato está a opor a população e alguns partidos ao presidente Viktor Iuchtchenko e alguns ministros.

Espanha ataca imigração ilegal

O governo espanhol está a fazer acordos com vários países para combater a imigração ilegal, entre eles a Finlândia e a Guiné-Bissau. Este ano já chegaram 9 mil ilegais às Canárias.

Direita vence legislativas na República Checa

O Partido Democrático Cívico (ODS) venceu as eleições legislativas na República Checa, com 35 por cento dos votos e 81 dos 200 lugares na Câmara dos Deputados. Em segundo lugar ficou o Partido Social Democrata (CSSD), com 32 por cento e 74 deputados. Esta formação está há oito anos no poder.O Partido Comunista da Boémia...

Novas ameaças

A visão pragmática de diversos responsáveis da União Europeia está na base da insistência na liberalização dos serviços e na flexibilidade laboral, mesmo depois da recusa do projecto da dita constituição europeia, dado que o seu objectivo central é obter o máximo de ganhos com a concorrência também aplicada aos...

Itália prepara retirada do Iraque

O primeiro-ministro italiano, Romano Prodi afirmou na sexta-feira que os ministros da Defesa de Itália e do Reino Unido se vão reunir em breve para analisar as modalidades de retirada do Iraque das tropas de Itália. O anúncio foi feito depois de uma reunião de Tony Blair e Prodi. Este lembrou que a zona de onde sairão os...