Intervir nas empresas

Na 1.ª assembleia da organização das empresas de Lisboa, realizada no passado sábado, criou-se uma nova organização do Partido na capital, fundindo os anteriores sectores de empresas e de serviços (no qual se inclui a Hotelaria e Turismo), e integrando o da Construção Civil. Os sectores da vigilância e limpeza e das grandes superfícies comerciais passam a ser acompanhados em estruturas de carácter regional. Face às profundas alterações no tecido empresarial da capital, com a destruição da maioria das indústrias, os comunistas sentiram a necessidade de reestruturar o Partido para melhor intervir junto dos trabalhadores.
Na resolução política aprovada traçam-se as linhas para a estruturação do Partido, que têm em conta o balanço de organização e a própria organização sindical. Assim, pretende-se estruturar a organização partidária assente nos sectores da hotelaria e turismo, comércio e serviços, construção civil, gráficos, estabelecimentos fabris das Forças Armadas, e outras indústrias. «Conforme o seu ramo de actividade, inserir-se-ão nos respectivos sectores as células actualmente existente», afirma-se na resolução política. Os reformados serão também alvo de uma intervenção específica, decidiu a assembleia.
Como primeira prioridade de trabalho, foi definida a constituição e funcionamento das células de empresa. Trata-se, assinala a resolução, de consolidar «algumas das que existem e criar outras novas nas empresas prioritárias, que definiremos como aquelas que empregam mais de duzentos trabalhadores ou são estratégicas em cada um dos sectores». O documento avança já com algumas das empresas prioritárias em cada um dos sectores.
A assembleia fez ainda uma análise das lutas dos trabalhadores dos vários sectores e das organizações representativas dos trabalhadores. «O sindicalismo de classe organizado na CGTP tem uma grande influência nas empresas do nosso âmbito de acção», destaca a resolução política. As dificuldades, realça, são as mesmas que o Partido encontra para se organizar e são maiores quanto maior a dispersão e precariedade dos vínculos contratuais. Os comunistas devem também «ter como tarefa o reforço da organização sindical». Até porque, afirma, são os sindicatos que «animam a luta em torno dos problemas mais candentes dos trabalhadores». Na assembleia foi eleita a direcção do sector.


Mais artigos de: PCP

Romper com a política de direita

Produção, emprego e trabalho com direitos são as propostas do PCP para responder aos graves problemas que o País enfrenta. Depois de passar pela Marinha Grande, a iniciativa «Portugal precisa, o PCP propõe» prossegue amanhã, com um comício em Almada.

Restituir a esperança

O PCP tem as respostas para devolver a confiança aos trabalhadores e às populações do distrito de Castelo Branco. As propostas foram aprovadas sábado, na 7.ª Assembleia da Organização Regional, que contou com a presença de Jerónimo de Sousa.

PCP alerta para retrocessos

«A política económica e social deste Governo agrava o caldo de cultura propício ao desenvolvimento do tráfico e do consumo de droga», adverte o PCP em nota divulgada segunda-feira, 26, dia internacional da ONU contra o abuso e o tráfico ilícito de droga.

Reforçar o Partido

Sob o lema «Reforçar e Organizar, Intervir para Transformar», realizou-se no passado sábado, dia 24, no Centro de Trabalho do Pinhal Novo, a VIII Assembleia da Organização Concelhia de Palmela, com a presença de 107 Delegados.A mesa que dirigiu os trabalhos, era composta por 16 membros, entre os quais Fernando Morais,...

Protesto na Amadora

Hoje, a partir das 18h30, no Parque Delfim Guimarães, ma Amadora, um coro de vozes em protesto vai erguer-se contra a nova lei das rendas. Esta acção de rua é promovida pela organização concelhia da Amadora do PCP que, em comunicado à população, considera que a nova legislação vem agravar ainda mais o orçamento das...

Pela despenalização do aborto

Fernanda Mateus, em nome da Comissão Política, em conferência de imprensa realizada anteontem, assinalando a passagem dos oito anos do referendo sobre a interrupção voluntária da gravidez, exortou os defensores da despenalização do aborto sem recurso a referendo a contribuírem «para o crescimento de um amplo movimento...