Editorial

Diferenças

A chamada rentrée, tão badalada na comunicação social reinante, que tenta valorizar as humildes iniciativas dos partidos que, à direita do...
Opinião
Crónica Internacional

Do 11 de Setembro/01 ao Líbano/06

O quinto aniversário dos atentados terroristas de 11 de Setembro de 2001 tem sido o pretexto para inúmeros artigos, livros, filmes, programas...
PCP

12 de Outubro: protesto geral

Dia 12 de Outubro é dia de luta. O protesto geral decidido pela CGTP-IN apresenta-se para os trabalhadores, os reformados, os jovens, as populações, para todos os que são atingidos pela política de direita, para todos os que sentem na sua vida as dificuldades do presente e as incertezas do futuro, como a oportunidade para manifestarem o seu descontentamento, o seu protesto, a sua exigência de mudança.
A talhe de foice

Terroristas

A alegada presença de membros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) na Festa do Avante! deu azo a semana passada a uma série...
Actual

Eles sabem - mas não sonham

Sabem. Sabem tão bem que para eles parece haver algo de inibidor naquela festa. E a principal razão está na sua marca: iniludivelmente...
Actual

No reino do vale-tudo

Passaram esta 2ª feira cinco anos sobre os terríveis atentados terroristas às Torres Gémeas em Nova Iorque, cujos contornos estão ainda por...
Actual

Juízes em causa própria

Não se soubesse por experiência feita que a «melhor defesa está no ataque», a atitude que, em comovente comunhão, uniu o embaixador do regime...
Em Foco

Pública, universal e solidária

Está em marcha a campanha do PCP «Direito à Reforma – As pensões não podem baixar», lançada na Festa do Avante!. Os comunistas opõem-se às propostas do Governo e querem defender o direito à Segurança Social pública, universal e solidária.

«Intervenham neste debate»

Num encontro com reformados em Alhandra, o secretário-geral do PCP apelou aos reformados e suas associações para que se mobilizem contra as medidas do Governo em relação à Segurança Social.

Capital sai a ganhar

Ao contrário do que tenta fazer crer, o Governo não está «a meio» na questão da Segurança Social. Está, isso sim, ao lado do capital e contra os trabalhadores e os reformados, acusou Jerónimo de Sousa.

Mobilizar para a luta

A campanha do PCP em defesa da Segurança Social andou, sábado, pelo Alentejo. Depois de almoçar em Beja, o secretário-geral do Partido participou num comício em Évora. Perante centenas de apoiantes, Jerónimo de Sousa apelou à mobilização dos trabalhadores e dos reformados em defesa da Segurança Social pública, universal e solidária.

Proposta do PSD é «complementar» à do PS

A proposta apresentada pelo presidente do PSD em relação à Segurança Social tem um «carácter complementar à do Governo e tem apenas mais pressa», afirmou no dia 6 o secretário-geral do PCP, após um encontro entre delegações do PCP e da CGTP-IN sobre esta e outras matérias. «Não é nenhuma novidade», assegurou.

Contacto directo, em Almada

Jerónimo de Sousa, acompanhado por dezenas de militantes comunistas, esteve no centro de Almada, no passado dia 8, onde contactou com a...
PCP

PCP rejeita criminalização da resistência

O PCP denunciou as «tentativas de criminalização da resistência» e reiterou a sua «frontal oposição» à classificação pelos EUA e a União Europeia das FARC como organização terrorista.

Ao serviço do poder económico

O PCP reagiu, no próprio dia 8, à conclusão do acordo entre o PS e o PSD para a Justiça. Em comunicado do seu Grupo de Trabalho para as...

«Reforma» para servir interesses

As medidas anunciadas pelo Governo, no passado dia 7, para os laboratórios do Estado «não vão resolver» nenhuma das questões que afectam a...
Trabalhadores

Por um verdadeiro desenvolvimento

Na apresentação das linhas da política reivindicativa para 2007, a CGTP-IN reafirmou a convocação, para 12 de Outubro, de um grande protesto nacional, contra as políticas de direita do Governo.

Alerta na <em>Petrogal</em>

Os representantes dos trabalhadores da Petrogal e Galp Energia vão realizar reuniões e plenários nos locais de trabalho, para analisar a actual situação na empresa e formas de continuar a luta por uma empresa ao serviço do País.

Protesto na <em>Opel</em>

Determinados a defenderem os seus direitos e interesses, e indignados com as propostas da General Motors e com a forma como estas foram dadas...
Juventude

Ano lectivo abre com medidas polémicas

Os estudantes portugueses iniciam esta semana o novo ano lectivo. A contestação visa principalmente o encerramento de milhares de escolas do primeiro ciclo.
Nacional

Pensionistas e idosos exigem uma outra política

Os reformados, pensionistas e idosos não têm muitas razões para estarem satisfeitos com a situação de que são vítimas. Para mostrar o seu descontentamento vão realizar, amanhã, sexta-feira, um desfile da Casa da Cultura até ao Governo Civil de Beja.

Câmara de Beja baixa impostos

A Câmara de Beja vai baixar as taxas do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) e do lançamento da Derrama em 2005, com o objectivo de fixar a população no concelho e atrair investimentos.

Municípios contra nova lei

A Associação Nacional de Municípios Portugueses decidiu anteontem desencadear a convocação de um congresso extraordinário, para aprovar...

Libertem os «cinco»!

Iniciou-se anteontem e decorre até 6 de Outubro uma jornada mundial de solidariedade com os cinco patriotas cubanos, detidos nos EUA desde 12 de Setembro de 1998.
Europa

Revolta no <em>Labour</em>

Um dia após a demissão de oito membros do governo em sinal de protesto contra o primeiro-ministro britânico, Tony Blair confirmou, na quinta-feira, 7, que abandonará as actuais funções já ano próximo ano.

Gordon Brown não é alternativa de esquerda

Steve Johnson esteve na Festa do «Avante!», como representante do Partido Comunista Britânico, de cujo comité executivo é membro. Ao nosso jornal acedeu a comentar alguns aspectos da situação política no seu país.

Bush confirma

O presidente do Estados Unidos admitiu pela primeira vez, na semana passada, dia 6, que a CIA dispõe de uma rede secreta de centros de detenção espalhada pelo mundo.

Modelo social em perigo

A maioria de direita do Parlamento Europeu aprovou, terça-feira, 5, um relatório que « abre caminho e dá cobertura a ataques graves» contra o...

A hipocrisia da UE

A evolução da situação no Médio Oriente continuará a exigir, pela sua gravidade, importância e complexidade, assim como pelos perigos e...
Internacional

Bush reafirma política belicista

«A luta ideológica decisiva do século XXI e a missão da nossa geração» é o combate ao terrorismo, disse Bush ao assinalar os cinco anos dos atentados de 11 de Setembro.

Chile, 11 de Setembro de 1973

Milhares de pessoas prestaram este domingo homenagem ao presidente Salvador Allende e às milhares de vítimas do sangrento golpe militar orquestrado pelos EUA que há 33 anos mergulhou o Chile num ditadura sangrenta.

Cimeira em Havana

O presidente Fidel Castro preside à delegação de Cuba à XIV Cimeira do Movimento de Países Não Alinhados que decorre de 11 a 16 de Setembro em Havana.

<em>Senhores da guerra</em>

A recente agressão israelita no Líbano ilustrou claramente a estreita relação entre o Estado judaico e os EUA. Quando a maioria no Ocidente...
Temas

Oito dias na Bielorrússia<font color=0093dd>(2)</font>

Minsk, a capital da República da Bielorrússia, não é como outras cidades europeias. Quem procurar luxuosos palácios, requintados centros históricos ou labirínticos bairros medievais, não os encontrará. Na capital da Bielorrússia, as largas avenidas e os grandes edifícios têm a idade do fim da guerra e da vitória sobre a ocupação nazi.

«De nada vale libertar a terra<br> se os homens continuarem escravos»

Na base da recente agressão israelita contra o povo libanês está o domínio geoestratégico da região e o plano do imperialismo de criar um «Grande Médio Oriente» sob sua tutela. Esta é a leitura de Alberto Faraht, membro da direcção do Partido Comunista Libanês que, após ter participado na Festa do Avante a convite do PCP, concedeu ao Avante! uma entrevista onde reafirma que além da terra, é preciso não perder de vista a libertação do homem.

Breve reflexão sobre holocaustos

Uma ofensiva de desinformação tem acompanhado a guerra criminosa que atinge o povo do Líbano e a agressão permanente contra o povo da Palestina. Na Europa e nos Estados Unidos a comunicação social, especialmente os colunistas dos grandes jornais, esforçam-se por desculpabilizar Israel, aceitando como válida a tese da «legítima defesa».

Oito dias que abalaram a Inglaterra

No fim de uma semana dramática, e poderosamente pressionado pelo Chanceler do Tesouro (Ministro da Economia e Finanças), Gordon Brown, o primeiro-ministro, Tony Blair, que, evasivamente e após múltiplas promessas tem vindo a adiar a declaração que toda a Grã-Bretanha espera, a da sua demissão, acabou por, ao visitar uma escola do bairro de St. John´s Wood (norte de Londres), dizer perante o país (07.09): «Os próximos congressos dos Sindicatos (Trades Unions Congress) e do Partido Trabalhista, serão os últimos a que assistirei. Mas não vou indicar, agora, uma data precisa para o meu abandono do poder posto que tal não me parece correcto. Fá-lo-ei numa data futura segundo os interesses do país e as circunstâncias do momento».

Acto de resistência<br> e exemplo de coragem

No dia em que passaram 70 anos desde a madrugada de 8 de Setembro de 1936, o Partido inaugurou, no centro de trabalho da Rua Soeiro Pereira Gomes, uma exposição sobre a Revolta dos Marinheiros, as circunstâncias em que esta ocorreu, o lugar que ganhou na história do nosso país e o significado que continua a ter, nos dias de hoje.

«Um marco na luta contra o fascismo»

Sob o título geral «Revolta dos Marinheiros de 8 de Setembro de 1936 – Um marco na luta contra o fascismo», a exposição inaugurada no dia do 70.º aniversário da insurreição mostra diversas imagens da época e refere factos, episódios e considerações políticas e históricas, evidenciando a importância daquele acto e a coragem dos jovens que o concretizaram.
Argumentos
TVisto

«11/9»: os muitos dados ocultos

No próprio dia 11, quando do habitual Frente-a-Frente organizado por Mário Crespo no «seu» Jornal das Nove, da Sic-Notícias, Odete Santos...
Religiões

Caridade bem ordenada...

As contas entre a Igreja e o Estado nunca foram transparentes. Isso verifica-se hoje mais do que nunca. Há uma blindagem permanente nas formas...

Autor: Monginho

Aconteceu

Caderno Vermelho 14

Já saiu a revista do Sector Intelectual do PCP. Neste número do Caderno Vermelho evoca-se o centenário do nascimento de Fernando Lopes Graça,...

Contra o encerramento da loja da PT

A loja da PT do Centro Histórico de Vila Real deverá encerrar, dia 29. À luta contra o encerramento deste balcão juntou-se a Comissão de...

Lei antidiscriminatória

Após seis anos de luta constante em que diversos obstáculos foram colocados aos legítimos anseios da Associação Portuguesa de Deficientes...

Vanessa Fernandes vence em Hamburgo

A portuguesa Vanessa Fernandes, vice-campeã mundial de triatlo, conquistou domingo a 11.ª vitória consecutiva em provas da Taça do Mundo, ao...

Alcácer do Sal

Sexta-feira, 15, às 21h00, no âmbito da «Campanha Nacional em Defesa da Segurança Social»,...

Porto

Ainda no âmbito da Campanha Nacional em Defesa da Segurança Social», o secretário-geral do PCP,...

Lisboa

Domingo, 17, às 16h00, ainda no âmbito da mesma campanha, Jerónimo de Sousa participa, em Lisboa,...

Convívio de Motoristas de Mercadorias

Domingo, 1 de Outubro, os Motoristas de Mercadorias vão promover um convívio em Aveiras de Cima,...

VI Assembleia da Organização Concelhia de Caldas da Rainha

Sábado, 16, às 15h00, realiza-se no CT de Caldas da Rainha, a VI Assembleia da Organização...

A semana em resumo