Músicas do mundo

O Festival Músicas do Mundo (FMM), a realizar em Sines de 20 a 28 de Julho, apresenta este ano 32 concertos e conta com 39 convidados, oriundos de 29 países, dos cinco continentes.
Trata-se da primeira vez que o FMM, considerado o maior festival de músicas do mundo do país, reúne na mesma edição artistas e grupos da Europa, Ásia, África, Oceânia e América, disse, à Lusa, Carlos Seixas director criativo e de produção do festival.
«O festival, este ano na nona edição, impõe-se pela sua qualidade e pelo género. É um festival abrangente e universalista, que assenta na qualidade e na diversidade», destacou o presidente da Câmara de Sines, Manuel Coelho.
«São nove anos de crescimento e vão ser nove dias de música em Sines», realçou o autarca, numa referência ao programa apresentado, o mais longo de sempre.
O FMM teve início em 1999, ano em que recebeu sete concertos, divididos por três dias, no Castelo de Sines, perante uma plateia de sete mil espectadores.
Em 2006, na soma dos 28 espectáculos da oitava edição, o evento musical recebeu cerca de 50 mil espectadores, número que espera repetir este ano.
A fasquia do programa voltou a subir este ano, com 32 concertos agendados (cerca de um terço dos 91 já realizados ao longo de oito edições do FMM) e 39 artistas convidados, provenientes de 29 países.
Também o orçamento sofre um crescimento, de 500 mil euros, em 2006, para 750 mil euros, em 2007.
Os espectáculos vão dividir-se por quatro palcos, Castelo de Sines, Porto Covo, Avenida da Praia e Centro de Artes, fazendo ainda parte do programa outras iniciativas paralelas, como uma exposição, um ciclo de cinema, conversas com os artistas e workshops.
Entre os artistas convidados este ano contam-se três premiados com os BBC Rádio 3 World Music Awards em 2006 (um dos mais prestigiados prémios de world music do mundo).
Trata-se de Gogol Bordello (EUA/Ucrânia) - melhor grupo das Américas, Mahmoud Ahmed (Etiópia) - melhor artista africano e K'Naan (Somália) - revelação.
O cartaz do FMM 2007 destaca ainda Bellowhead, o mais importante grupo da folk britânica do século XXI, Rachid Taha, uma das maiores figuras da música com raízes no Magrebe, e o croata Darko Rundek.
De Portugal, Sines recebe os Galandum Galundaina, Rão Kyao e Lula Pena.
O Mali, Níger, França, Arménia, Rússia, Hungria, Noruega, Índia, Itália, Congo, Japão, Canadá, Alemanha, Jamaica, Nova Zelândia, Austrália, Brasil, Argélia, Suíça e Chile são outros dos países representados no certame.


Mais artigos de: Breves Nacional

Idosos carênciados

A Federação das Associações de Reformados Pensionistas e Idosos do Distrito de Beja (FARPIBE/MURPI) fez, no passado dia 24 de Maio, uma análise pormenorizada da situação em que vivem os reformados da região. «Trata-se de um distrito no qual grande parte das pensões de reforma derivam do sector agrícola, verificando-se...

Incêndios florestais

A Câmara do Barreiro defendeu, na passada semana, a necessidade de proteger dos incêndios a Mata Nacional da Machada, considerada o pulmão do concelho.«Para além de ser o nosso pulmão é também um importante património ecológico que representa 13 por cento do território do concelho, sendo necessário sensibilizar a...

Grave situação

Por uma questão de princípios e por considerar que a convocação, para dia 30 de Maio, da Assembleia Municipal de Castelo Branco, indiciava uma tentativa enviesada para pressionar os trabalhadores da Câmara a não participarem na greve geral, os eleitos da CDU não compareceram nessa reunião. «Esta situação torna-se mais...

Solidariedade com a Palestina

O Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC), considerando o agravamento da situação na Palestina, deslocou-se, dia 1 de Junho, a Tel Aviv e a Jerusalém, onde encetou um vasto conjunto de encontros e reuniões com organizações sociais e políticas, personalidade e movimentos pacifistas israelitas e...

Vitória das populações

Em resultado da luta e da pressão das populações de Odivelas, a Avenida 25 de Abril vai finalmente ser aberta, estabelecendo a ligação entre as freguesias da Pontinha e de Alfornelos. «Esta vitória mostra que vale a pena lutar», acentua a CDU.

Atendimento descentralizado

A Câmara da Moita continua a promover o atendimento descentralizado a munícipes nas várias freguesias do concelho, durante o mês de Junho. Este programa é promovido pelos eleitos com pelouros na autarquia, com o objectivo de aproximar os munícipes da gestão autárquica.A próxima reunião realizar-se-á dia 15, às 15h00, na...

Sem rede

Contrariamente ao que acontece na generalidade das bibliotecas da região, sejam municipais ou universitárias, a Biblioteca Municipal de Ovar ainda não dispõe de rede wireless (internet sem fios). O serviço de acesso à internet é feito através de computadores fixos e está sujeito à aplicação de uma taxa moderadora a...

À espera de soluções

Mais de 700 mil euros, num universo de 116 agricultores, não incluindo prejuízos com caminhos e instalações públicas, foi o resultado da forte intempérie que se abateu, recentemente, sobre a Freguesia de Jou. Face a este incidente, a Federação das Associações Agro-Florestais Transmontanas, em nota de imprensa dirigida...