Dinamarca

Polícia assalta igreja

A polícia dinamarquesa invadiu, no dia 13, a igreja de Brorson, em Copenhaga, para desalojar meia centena de iraquianos que se tinham refugiado em Maio, após as autoridades terem recusado os respectivos pedidos de asilo.
As forças da ordem irromperam no templo durante a madrugada, prendendo 17 homens e deixando em liberdade as mulheres e crianças. Cinco indivíduos de nacionalidade dinamarquesa foram igualmente detidos durante os confrontos com a polícia registados nas imediações da igreja que foi cercada por centenas de manifestantes.
Em declarações à televisão pública DR, o pastor Per Ramsdal descreveu a operação como «uma experiência horrível». «Os iraquianos estavam reunidos diante da imagem de Jesus crucificado enquanto por toda a igreja se movimentavam polícias com capacetes e escudos.»
O governo dinamarquês revelou ter concluído um acordo com o Iraque para o repatriamento de 282 iraquianos, cujos pedidos foram rejeitados. O acordo foi condenado pelos partidos de esquerda, ONG e organismos da ONU, lembrando que algumas dessas pessoas vivem no país há mais de dez anos e outras já nasceram em território dinamarquês.


Mais artigos de: Europa

Esperança de paz

Após um encontro do governo turco o líder do partido curdo (DIP), o dirigente histórico, Abdullah Ocalan, anunciou da prisão, onde está encerrado desde 1999, uma proposta para «uma paz durável».

Accionistas usaram banco falido

Mais de três mil islandeses manifestaram-se, dia 13, frente ao parlamento nacional, o Althingi, recusando-se pagar as dívidas contraídas pela banca privada.

FMI lança romenos na indigência

Centenas de polícias manifestaram-se, dia 11, frente ao Ministério do Interior da Roménia, contra as restrições orçamentais impostas pelo governo. Segundo relatou o jornal Le Monde (14.08), «a revolta dos polícias está à altura da crise que atinge todos os serviços públicos romenos».O colapso que ameaça a generalidade...

Associação processa governo britânico

A associação britânica de defesa dos direitos dos prisoneiros, Reprieve, anunciou, na segunda-feira, 17, que vai processar o governo britânico pela entrega, em 2004, de dois suspeitos de terrorismo aos norte-americanos, que os transferiram depois para o Afeganistão.Em Fevereiro último, a Grã-Bretanha admitiu ter...

A luta pela alternativa

A pouco mais de um mês das eleições legislativas e a menos de dois meses das eleições autárquicas, está na ordem do dia a luta pela alternativa política que é possível e sem a qual não se consegue a justiça social e o aprofundamento da democracia que a maioria da população deseja.Com as listas entregues e o programa do...